out 02

Onde encontramos água potável?

Cerca de 75% do planeta Terra é coberto de água, mas apenas 3% desse montante é potável, ou seja, própria para o consumo humano e sem substâncias tóxicas que ofereçam riscos de doenças por contaminação.

Estima-se que mais da metade das fontes de água potável do planeta estejam disponíveis em nove países: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Colômbia, República Democrática do Congo, Rússia, Índia, China e Indonésia. Apenas o Brasil concentra 12% de toda a água doce do mundo.

iStockphoto.com / Olivier Le Moal Só o Brasil possui 12% do total de água doce do mundo.

As fontes de água potável podem ser encontradas na superfície, no subsolo, em reservatórios, em bicas e na água da chuva. Apesar de ser considerada própria para o consumo, esta água geralmente precisa passar por tratamento, o que garante que a população não corra riscos durante o processo de retirada e distribuição.

A poluição é a grande vilã da água potável, uma vez que os mananciais espalhados pelo mundo recebem uma grande quantidade de resíduos que contaminam a água e a tornam imprópria para consumo. Os maiores prejudicados são os habitantes de regiões subdesenvolvidas, que representam 50% da população mundial.

Principais fontes de água potável

Lagos e reservatórios elevados

Estão na superfície terrestre, em locais elevados que oferecem baixo risco de contaminação — desde que estejam devidamente protegidos.

Rios, canais e reservatórios de planície

Localizados na superfície terrestre, em áreas baixas, com probabilidade menor de poluição ou contaminação.

Fonte subterrânea

São poços de água potável localizados no subsolo. O líquido é filtrado pelas camadas de solo e de rochas, e costuma conter muitos carbonatos, cálcio, magnésio e cloretos, além de baixo teor de ferro e de manganês.

Veja também