ago 31

Como as embalagens inteligentes para alimentos tem contribuído para a reciclagem

© Depositphotos.com / stevanovicigor As embalagens inteligentes têm contribuído diretamente para um mundo mais sustentável.

A maioria das pessoas utiliza a indicação de data de validade para se orientar sobre as condições de consumo de determinado alimento ou bebida. No entanto, essa informação nem sempre é suficiente para garantir que o produto esteja realmente bom para ser consumido. Pode acontecer, por exemplo, de ele ter sido armazenado em local inadequado ou ter entrado em contato com algum organismo contaminante.

As embalagens inteligentes foram criadas justamente para indicar essas possíveis alterações. Para isso, elas são equipadas com sensores que monitoram as condições do alimento e um selo que muda de cor sempre que alguma alteração for identificada. Este é um alerta que pode ser utilizado tanto para avisar o consumidor como o fabricante de que algo está errado.

Os indicadores presentes nas embalagens inteligentes se baseiam em reações químicas, mecânicas, enzimáticas ou imunoquímicas. Algo bastante parecido já pode ser percebido nos supermercados, em bebidas cujo rótulo muda de cor quando atinge a temperatura considerada ideal para ser consumida.

Vantagens da embalagem inteligente

Um dos maiores benefícios proporcionados pelas embalagens inteligentes é o melhor aproveitamento dos alimentos. Infelizmente, a logística que opera o transporte de alimentos no Brasil ainda é muito precária, o que provoca a perda de grandes quantidades de produtos diariamente. Esse tipo de embalagem pode reduzir bastante esse problema, evitando o desperdício e a produção de lixo.

Ainda não há uma data completamente determinada para que as embalagens inteligentes sejam introduzidas no mercado brasileiro em grande escala. Porém, a expectativa é de que isso já possa ser feito a partir de 2018. É possível que essas embalagens não fiquem restritas apenas ao setor alimentício, sendo incorporadas também ao armazenamento de cosméticos e produtos farmacêuticos.

Vale destacar, por fim, que a aplicação desse tipo de tecnologia não dispensa a população de suas obrigações relacionadas à preservação do meio ambiente. O consumo de embalagens, inteligentes ou não, deve estar sempre aliado à consciência ambiental e à correta destinação para a reciclagem.

Veja também