mar 31

Ecologismo: como pode contribuir para o futuro do planeta?

iStock.com / Petmal Ecologismo é o diálogo entre ecologia e política que, juntas, propõem um olhar preocupado com os recursos naturais.

É muito comum ouvir falar em ecologia, mas de ecologismo você já ouviu falar? Este é um termo que diz respeito ao diálogo entre a ecologia e a política, definindo uma ideologia que propõe um olhar centrado na preocupação com os recursos naturais e o futuro da vida do planeta.

Enquanto a ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o meio ambiente, o ecologismo propõe políticas públicas pautadas por princípios ecológicos. A proposta é que a economia, as mudanças sociais e os valores éticos sejam pensados sempre com foco nas causas ambientais.

Vale destacar que a abordagem do ecologismo é diferente daquela proposta pelo chamado desenvolvimento sustentável. Segundo a Comissão das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o desenvolvimento sustentável é aquele “capaz de atender às necessidades das gerações atuais, sem comprometer o potencial de suprir as necessidades das gerações futuras”. Já o ecologismo propõe que o meio ambiente seja o foco central das ações. Ou seja, é uma ideologia que nos tira de primeiro plano.

Essa ideologia é muito importante para o futuro do planeta, já que pensa nos indivíduos, na sociedade e no meio ambiente como um todo. Em um momento em que ficam cada vez mais claras as consequências da intervenção humana no nosso planeta, esse tipo de pensamento pode apontar caminhos e alternativas importantes.

Veja também