mar 23

O que é e qual a durabilidade do couro ecológico?

flickr.com / Edinburgh City of Print O couro tem espaço na história desde o Egito antigo, quando foram encontrados pedaços de couro curtido datados de cerca de três mil anos A.C., ou ainda na China, onde a fabricação de produtos desse material já se tornava popular muito antes da Era Cristã.

O couro ecológico — apesar do nome — é um produto de origem animal, extraído a partir da pele de bovinos, jacarés, peixes e rãs e vem sendo cada vez mais utilizado como uma alternativa sustentável na fabricação de roupas, calçados, acessórios para carros e objetos decorativos.

A principal vantagem da utilização deste tipo de material está em seu processo produtivo que, além de reduzir drasticamente o consumo de aditivos químicos poluentes, gera bem menos danos à natureza que os demais modelos de produção. Outros diferenciais estão no valor mais acessível e na durabilidade, semelhante à do couro legítimo.

Couro ecológico X Couro sintético e legítimo

O couro ecológico passa por um processo de curtimento diferenciado, em que as fibras da pele são tratadas com produtos menos agressivos ao meio ambiente, como taninos vegetais e corantes a base de plantas. A fabricação deste tipo de couro também consome menos água, energia elétrica e produtos químicos, colaborando diretamente para a redução da emissão de gases atmosféricos.

O couro legítimo, embora seja considerado um produto nobre e de alto valor de mercado, pode ser chamado de vilão quando o assunto é sustentabilidade. Isso porque, além de também ser proveniente de pele animal, o couro legítimo é curtido em materiais poluentes, como o cromo, um tipo de metal pesado.

A produção de couro legítimo utiliza maiores quantidades de energia e água, totalizando mais de 90 substâncias diferentes que precisam ser aplicadas para que o couro chegue ao estado ideal. Todos os produtos utilizados geram resíduos químicos que, ao entrar em contato com a natureza, poluem solo, rios e contaminam os animais.

flickr.com / 16:9clue Muitos curtumes, como este no Marrocos, ainda utilizam a forma tradicional de tingimento de couro.

O couro sintético é o único que não contém pele de origem animal, sendo composto por 70% de policloreto vinílico, 25% de poliéster e 5% poliuretano. Embora o resultado final seja comparável ao do couro original, o produto utiliza poliuretano e outras substâncias derivadas do petróleo, sendo considerado causador de poluição e de riscos ao meio ambiente.

Sabendo de tudo isso, agora é sua vez: ao escolher roupas, calçados, móveis e objetos de decoração, confira as informações e avalie a procedência das matérias–primas utilizadas. Lembre-se que sua atitude colabora para um consumo mais responsável e consciente.

Veja também