fev 27

Diferentes modelos de jardim de inverno utilizando materiais recicláveis

Os jardins de inverno, também chamados de jardins internos, podem ser construídos em diferentes espaços. Seja embaixo de uma escada, em pequenos espaços vazios no apartamento ou casa, é aconselhável que o local escolhido receba iluminação natural. Para quem deseja montar um jardim desses em casa, a dica é reaproveitar materiais e torná-los sustentáveis.

Foto: CicloVivo Além de ser uma solução para materiais que iriam para o lixo, a sugestão também é ideal para casas que não têm grandes áreas para jardins.

Caso o espaço disponível seja muito limitado, a opção é dar preferência para um jardim vertical — muito apropriado para ambientes internos. Uma solução bastante econômica e criativa para esses casos é montar um jardim vertical com garrafas pet: basta abrir uma “janela” na garrafa e fazer três furos (um no fundo, para a água escorrer, e outros dois para passar um fio para pendurar o vaso). Em seguida, é só adicionar terra e as sementes!

Diversos outros materiais podem ser reaproveitados na construção do jardim vertical: caixas de leite, caixotes de madeira, calhas e até tubos de PVC. Em todos os casos, a estrutura de montagem é idêntica ao jardim com garrafas pet.

Esteja atento ao tipo de planta escolhido para ser cultivado em seu jardim de inverno. Isso porque não são todas as espécies que se adaptam a ambientes fechados e muitas dependem da luz solar para sobreviver. Flores como lírio da paz, antúrios e begônias são indicadas para a sombra e locais fechados. Para as plantas, zamioculca, echeveria (ou suculenta), palmeira chamaedorea e ráfis são boas opções.

Veja também