abr 15

Dicas de ideias sustentáveis para decoração de casas

Que tal ter uma casa linda e, ainda, gastar muito pouco com isso? Pois essa é justamente a ideia quando o assunto é sustentabilidade: com o desenvolvimento de materiais alternativos e o reaproveitamento de itens que iriam para o lixo, sai barato decorar a casa de modo a deixá-la do jeito que você sempre sonhou.

Ao investir em uma decoração sustentável, você contribui para a preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, valoriza os ambientes da casa, deixando-os charmosos e  confortáveis.

Ideias sustentáveis para decoração

Pneus: O descarte de pneus ainda é um problema ambiental e, atualmente, de saúde — uma vez que o mosquito da dengue escolhe a água acumulada em seu interior para depositar seus ovos. Para amenizar o problema, a dica é fazer itens de jardinagem e decoração com pneus, como vasos de plantas, mesas, cadeiras, luminárias, poltronas e até brinquedos infantis.

Paletes: Os paletes de madeira podem ser usados como apoio para sofá, mesas de jantar, canto, trabalho e de centro, biombos, painéis de TV, cabeceira e bases de cama, banquinhos, poltronas e em armações para jardim.

Jornais: Foi-se o tempo em que o jornal de hoje apenas embrulhava o peixe de amanhã. Este material, antes considerado descartável, pode ser utilizado para construir pequenos objetos decorativos e como papel de parede. Outra opção sustentável é encaminhar o material para reciclagem.

Madeira de demolição: proveniente de demolições de casas e construções antigas, a madeira de demolição é utilizada como alternativa para evitar o corte de árvores. O material pode ser reaproveitado para fazer cadeiras, mesas, cabeceira de camas e diversas outras coisas, reciclando uma madeira nobre que, até então, ia para o lixo.

Adesivo hidráulico: Se está cansado dos azulejos do banheiro ou da cozinha e não quer gastar comprando novos revestimentos e com a reforma dos ambientes, a dica é utilizar adesivos hidráulicos. Feitos de adesivo vinílico, material resistente à água e à umidade, esta é uma alternativa sustentável e barata para dar um upgrade na decoração, de forma rápida e criativa.

Caixotes de feira: Fáceis de encontrar, estas caixas de madeira ou de plástico podem ser usadas em todos os ambientes da casa. Seja como revisteiro, floreira, estante, mesinha, rack, puff, organizadores, sapateiras, nichos ou porta trecos, sua presença transforma e dá uma nova cara ao espaço.

Veja também