maio 20

Saiba como reciclar latas de aço pós-consumo

Latas de alimentos, de tintas, de vernizes, de higiene entre outras são 100% recicláveis, porém, nem sempre vão para os locais corretos. Aprenda a descartar corretamente esses resíduos

No último domingo, dia 17 de maio, o setor de reciclagem comemorou uma importante data: o Dia Internacional da Reciclagem. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) com o objetivo de destacar a importância de fazer o descarte correto dos itens que consumimos, entre eles as latas de aço, presentes no nosso dia a dia embalando desde alimentos até tintas e vernizes.

Por ser um material 100% reciclável, as latas de aço podem ser reutilizadas infinitas vezes e virar ferramentas, automóveis, geladeiras, dobradiças, maçanetas, vigas para construção civil e novas embalagens.

Como reciclar as latas de aço dos alimentos?

Milho, ervilha, pêssego, ameixa, frutas em calda, leite condensado, peixes, feijão são alguns exemplos de alimentos que consumimos e que são comercializados em latas de aço. E para reciclar essas latas, basta passar uma água após o uso e colocá-las no lixo reciclável. O indicado é aproveitar o produto ao máximo até que a lata esteja completamente vazia, para evitar o desperdício de alimento.

“Além de lavar as latas de aço com água, para que não causem mau cheiro, deve-se raspar com uma colher os resíduos e passar um papel toalha nas tampas de requeijão, geleias, molhos, sucos ou outros produtos”, explica Thais Fagury, engenheira de alimentos e presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço). Latas de tintas, massa corrida, produtos de higiene entre outros itens também devem ser reciclados.

Veja as dicas para reciclar as latas de tintas

As tintas e vernizes de boa qualidade são sempre embaladas em latas ou galões de aço. Além de tornar a embalagem mais segura, preservando o produto e evitando vazamentos, é válido lembrar que o aço é um material ambientalmente sustentável.

Para permitir que pintores, marceneiros e consumidores de latas de tinta possam descartar corretamente as embalagens, em 2012 foi criada a Prolata. “Organizada pela Abeaço, a Prolata tem como objetivo permitir que as latas usadas sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e recicladas nas usinas siderúrgicas, transformando-se em novas latas ou outros itens que utilizam o aço como matéria-prima”, explica Thais, que também é coordenadora da Prolata.

1. Por isso, para saber qual a melhor maneira de descartar as latas de tinta pós-consumo, confira as cinco dicas a seguir:Em primeiro lugar, evite as sobras de tinta, economizando o seu dinheiro e poupando o meio ambiente. Antes de ir à loja de material de construção, meça as paredes que precisa pintar. Passe as medidas para o consultor técnico de tintas, um profissional disponível nas melhores lojas do mercado. Ele é o mais capacitado a te ajudar a calcular quantos galões você realmente vai precisar.

2. Mas se sobrar tinta, é possível guardá-la por um tempo, desde que a lata seja fechada direitinho. Tintas à base de água duram cerca de seis meses (dependendo das condições climáticas e de acondicionamento), mas isso também depende do prazo de validade da tinta, impresso na lata.

3. Nunca jogue restos de tinta no vaso sanitário, na pia ou no bueiro. Que tal doar o que sobrou para um parente, vizinho, amigo ou utilizar para ajudar na pintura da escola do seu bairro?

4. Conseguiu esvaziar a lata? Ótimo! Não é necessário lavar. O filme de tinta que sobra na superfície interna costuma secar em cerca de 24 horas e não atrapalha a reciclagem.

5. Procure um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) da Prolata, ou cooperativa parceira ou entreposto Prolata e entregue a embalagem. A tampa de aço também é reciclável. O material é recolhido e encaminhado a associações e cooperativas de reciclagem de todo o Brasil, gerando renda para milhares de famílias. Confira aqui a lista de alguns endereços.

Veja também