jul 05

Reciclagem adequada da folha de alumínio

Supõe-se que, só porque a folha de alumínio é feita essencialmente do mesmo material que as latas de refrigerante, ela seja igualmente fácil de reciclar. E, embora isso possa ser verdade em alguns aspectos, a folha de alumínio raramente é reciclada, porque muitas vezes está contaminada com alimentos, levando as pessoas a pensar que não é reciclável. Então, estamos aqui para mostrar a você como reciclar folhas de alumínio de maneira adequada.

Começando o processo…

Você pode achar que os recicláveis ​​não precisam de qualquer tipo de preparação antes de jogá-los na lixeira, mas não é bem assim. Muitos programas regulares de reciclagem recebem folhas e bandejas de alumínio junto com outros produtos desse mesmo material. No entanto, há centros de reciclagem que podem não aceitar itens muito sujos, porque as partículas de alimentos podem causar estragos no maquinário de uma instalação de reciclagem comum.

Portanto, a maneira correta de preparar uma folha de alumínio para reciclagem é limpá-la. Como ela não é porosa, pode ser alisada e enxaguada como qualquer outro item de cozinha. Em seguida, basta secá-la e colocá-la na lixeira de itens recicláveis.

Por que reciclar folha de alumínio?

A folha de alumínio é útil para muitas coisas, como preparação e armazenamento de alimentos, embalagem, tingimento de cabelo e materiais de construção. O problema é que ela se tornou tão versátil que a maioria a vê como totalmente descartável. Tão descartável, na verdade, que você poderia construir uma frota de aeronaves com a quantidade jogada fora a cada ano.

A folha de alumínio é 100% reciclável e a reciclagem economiza 95% da energia necessária para produzir alumínio a partir de matérias-primas. Além de ser altamente reutilizável, bastante valioso em termos de reciclagem e pode ser transformado em alumínio novo em apenas 60 dias.

A folha de alumínio é ecológica?

Folha de alumínio é certamente uma escolha melhor do que filme plástico, pelo menos em termos de reciclabilidade. Mesmo depois de amassado, o papel alumínio ainda pode ser usado para embrulhar sobras ou cobrir tigelas. No entanto, o processo de mineração e fabricação dá à folha de alumínio um maior impacto ambiental do que o plástico em quase todas as métricas, incluindo o uso de combustível fóssil, emissões de gases de efeito estufa, poluição da água e impacto na saúde humana.

Mas o papel alumínio descartável e o filme plástico não são as únicas opções na cozinha. Para cozinhar, opte por esteiras de silicone reutilizáveis ​​ou simplesmente não forre a assadeira. Para cobrir uma tigela com as sobras, você pode optar por papel pergaminho compostável, a própria folha de alumínio amassada e limpa ou, ainda, equilibrar um prato em cima da tigela.

Por que começar agora?

Para cada tonelada de folha de alumínio que não reciclamos, 4 toneladas de bauxita devem ser extraídas. Isso significa que para produzir aquela tonelada que nunca será recuperada precisaremos de 4 vezes esse peso em matéria-prima. E tem mais: para cada rolo de folha de alumínio reciclada corretamente, outro rolo pode ser feito igual, inteiro e verdadeiro.

Fechando com boas notícias

Hoje, a reciclagem do alumínio no Brasil é altamente eficaz, com níveis muito superiores à média mundial, e praticamente toda a sucata disponível é reciclada. A relação entre o volume reciclado e o consumo de alumínio indica um percentual de 38,5%, contra apenas  27,1% do resto do mundo, e coloca o Brasil nas melhores posições desde 2001 – ranking que nos orgulha e de onde pretendemos não sair.

Veja também