ago 12

Quais benefícios a reciclagem pode nos trazer?

Muito se ouve falar sobre a importância dos três erres (Reciclar, Reduzir e Reutilizar), mas não são todas as pessoas que compreendem a real importância dessas práticas.

Sabemos que ampliar a vida útil dos resíduos pode ser positivo por vários motivos, no entanto, é preciso saber identificar qual o melhor destino para cada um deles.

Tudo o que consumimos e descartamos, quando não é reciclado ou reutilizado, tem como destino os aterros e lixões. Quando os resíduos sólidos são dispostos nesses locais eles emitem gases de efeito estufa, sendo o gás metano o principal. Isso ocorre porque a decomposição da matéria orgânica, associada a ausência de oxigênio, favorece a ação de bactérias metanogênicas, produzindo o danoso gás.

Quando um aterro é bem controlado, a queima do metano é realizada para a geração de energia limpa. No entanto, nos lixões, não existe esse gerenciamento e a emissão acaba sendo prejudicial para o planeta.

Benefícios da reciclagem e da reutilização

A reciclagem de papel e madeira economiza árvores e florestas. De acordo com o WWF-Brasil a produção de uma tonelada de papel novo consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já uma tonelada de papel reciclado consome 1.200 Kg de papel velho, 2 mililitros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia.

Já a reciclagem do plástico significa extrair menos petróleo da natureza, o que é bastante positivo, afinal, o petróleo é um recurso não renovável.

Além da economia de recursos, a reciclagem também contribui para a economia de energia – às vezes para uma diferença considerável! Para se ter uma ideia, a produção de alumínio a partir de latas recicladas consome 95% menos energia do que fabricá-la do zero.

Quando reutilizamos algo, ou seja, quando encontramos uma utilidade para algo que poderia ser jogado no lixo, eliminamos a necessidade de comprar mais coisas. Embalagens plásticas de amaciante, por exemplo, podem ser transformadas em regadores. Frascos de vidro com tampas de rosca são excelentes para guardar grãos e sementes, com a vantagem que o seu alimento será mantido sempre fresco e protegido.

Mesmo reduzindo o consumo e reutilizando materiais, ainda assim geramos resíduos. No entanto, cabe a nós decidirmos o que fazer com cada um deles. Se tivermos a oportunidade de reciclar ou reutilizar materiais como metal, papel, vidro e plástico, o aterro será poupado e a natureza vai agradecer.

Veja também