ago 21

Onde descartar tecidos? Conheça 3 alternativas sustentáveis!

Devido a negligência e falta de conhecimento, muitas empresas têxteis ainda descartam seus resíduos sem nenhum tipo de tratamento adequado e de forma incorreta no lixo. Fato é que o descarte correto destes resíduos, além de contribuir na preservação do meio ambiente, evita que as empresas venham a sofrer passivas ações penais (o descarte devido por lei).

Com objetivo de reduzir as consequências que os restos do material podem causar ao ambiente e a saúde pública, seguem abaixo três opções sustentáveis de descartar tecidos corretamente:

Reaproveitar sobras no processo

No processo de produção é inevitável que haja restos, e por isso a ideia é utilizar os retalhos gerados no processo para criação de novos produtos. Isso dará a empresa uma redução de custos e no volume de resíduos destinados aos aterros sanitário. É possível até lucrar com este volume de sobras, pois com novos produtos se criam novas linhas, gerando mais itens no catálogo da empresa.

Recicle as sobras

Através do Mercado de Resíduos, é possível encontrar organizações que tem como objetivo dar uma nova função para os tecidos. Diversos segmentos usufruem dessa plataforma, centros automotivos usam os resíduos para limpeza de peças e carros, fábricas de produtos esportivos no enchimento de sacos de pancada, e até mesmo artesãos utilizam na produção de bijuterias, objetos de decoração e obras de arte.

Outra opção para descartar os resíduos têxteis e evitar problemas para a conta da empresa e o meio ambiente, é doar para ONGs. Existem diversas ONGs que aproveitam essas doações para criar artesanatos, vendê-los e gerar uma renda extra. A causa contribui no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária, além de ser uma ação de responsabilidade social.

Isso também acarreta numa imagem positiva para empresa doadora, que pode usar isso como marketing inteligente, já que demostra ao consumidor sua preocupação com o meio ambiente. Todavia, empresas têxteis que não tomam iniciativas para realizar a gestão dos seus resíduos produzidos, deixam passar grandes oportunidades de ganhar lucros e realizar novos negócios com clientes.

Além disso, vale ressaltar que é um crime ambiental causar danos à saúde humana, à fauna e a flora através do despejo inadequado de resíduos sólidos sem tratamento correto no ambiente, o que pode acarretar em pena de reclusão, penalidades civis e administrativas as instituições.

Veja também