jun 13

10 motivos para implementar o reaproveitamento de resíduos nas empresas

Negócios geram resíduos. Para alguns pode ser apenas pedaços de papel ou água suja, para outros podem ser resíduos considerados perigosos ou tóxicos que requerem manuseio e descarte especial.

A questão é que, independentemente do tipo ou do volume, os resíduos que sua empresa gera custam dinheiro. Você precisa pagar duas vezes por eles: a primeira quando você o compra na forma de matéria-prima e a segunda quando você o joga fora. Dessa forma, fazer a gestão desse processo, evitando o desperdício, permitirá que a sua empresa economize.

Outra vantagem de se realizar o reaproveitamento é em relação à responsabilidade socioambiental. Mesmo que seus resíduos sejam classificados como não perigosos ao meio ambiente ou à saúde das pessoas, se destinados incorretamente, eles podem gerar sérios problemas ambientais, causando problemas aos seus clientes e a comunidade em que sua empresa atua, além de custos adicionais envolvendo questões jurídicas.

Nesse contexto, ainda vale destacar que o Brasil está longe de ter um reaproveitamento efetivo dos seus resíduos. Em 2010, quando foi implantada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, nosso país aproveitava 4% dos resíduos recicláveis. Dez anos depois, o índice foi de apenas 5%, como indicado por um estudo da  Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).

Considerando a importância deste tema, preparamos uma lista com 10 motivos para fazer o reaproveitamento de resíduos pela sua empresa. Confira!

10 motivos para fazer gestão de resíduos na sua empresa

1 – Reduz os custos e extração de matéria-prima

Empresas de reciclagem podem comprar seus resíduos e transformá-los em matéria-prima mais barata. Com isso, você economiza e ainda reduz a extração de recursos da natureza, preservando o meio ambiente.

2 – Contribui com a economia circular

Empresas que promovem o reaproveitamento de resíduos aderem à economia circular, tendo um desenvolvimento sustentável. Além disso, economizam energia e reduzem emissões de carbono, prevenindo o aquecimento global.

3 – Sustentabilidade se tornou um requisito para os consumidores

O consumidor atual busca cada vez mais empresas socioambientalmente responsáveis e que assumem um compromisso com o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ao realizar o reaproveitamento de resíduos, você consegue atender a essa expectativa ao mesmo tempo em que contribui com o planeta.

4 – Adequação à lei

Por meio da Política Nacional de Gestão de Resíduos, instituída em 2010, as empresas brasileiras são obrigadas a atender aos requisitos  da Lei dos crimes ambientais. Caso contrário, correm risco de receberem multas, sanções, ou até mesmo terem suas atividades paralisadas. Além disso, a política determina que a gestão de resíduos sólidos deve seguir a seguinte ordem: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada aos rejeitos.

5 – Aumenta o seu lucro

Quando empresas implementam programas de reciclagem, elas têm a oportunidade de vender seus resíduos recicláveis para usos alternativos, recuperando o dinheiro que foi utilizado para criação do programa.

Além disso, consumidores veem valor agregado em produtos ou serviços sustentáveis. De acordo com a Capterra, 47% dos brasileiros concordam em pagar mais por produtos que beneficiem o meio ambiente.

6 – Reduz os desperdícios

Ao tentar minimizar ao máximo a geração de resíduos, sua empresa passa a fazer um maior aproveitamento dos seus recursos. Isso gera uma economia em todos os níveis da empresa, além de reduzir seu impacto ambiental.

7 – Melhora a saúde da comunidade da qual sua empresa faz parte

O descarte incorreto de resíduos pode causar sérios problemas de saúde devido à contaminação. Nesse sentido, fazer o descarte correto mostra que sua empresa tem um compromisso com a saúde da comunidade da qual ela faz parte.

8 – Cria um senso de propósito entre seus colaboradores

As pessoas querem fazer a coisa certa e implementar um programa de reciclagem em sua organização é uma maneira de seus colaboradores sentirem que sua participação está causando um impacto positivo no mundo. Incentive seus funcionários a participarem das suas iniciativas, comunicando o programa e seus resultados. Isso irá criar um senso de propósito compartilhado nas suas equipes. 

9 – Incentivo à inovação

A implementação de um programa de reaproveitamento é muitas vezes o primeiro passo de um longo caminho de inovação. Muitas vezes, as empresas operam da mesma maneira há décadas, sem motivação para realizar mudanças e com sistemas e processos desatualizados e ineficientes. Dessa forma, os programas de reaproveitamento muitas vezes incentivam a inovação em outras áreas do negócio. Algumas das maneiras de fazer isso incluem a revisão de processos para eliminar custos de energia, alterar a embalagem de produtos para eliminar resíduos ou outras coisas que economizam energia e dinheiro.

10 – Mantém seu espaço organizado

Escritórios comerciais, fábricas, estabelecimentos comerciais que utilizam sistema de reaproveitamento e reciclagem costumam ter espaços de trabalho mais agradáveis, higiênicos e organizados. Isso permite uma melhor circulação e qualidade de vida para os colaboradores e clientes que frequentam esses espaços.

Gostou da lista? A Fragmaq pode te ajudar com a sua gestão de resíduos. Saiba mais em nosso site.

Fontes: Terra Ambiental | VGR | G1

Veja também