dez 29

Dia Mundial da Biodiversidade: o que podemos comemorar de 2016?

© Depositphotos.com / SergeyNivens O Dia Mundial da Biodiversidade tem o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da diversidade biológica encontrada no mundo inteiro.

Instituído pela Organizações das Nações Unidas, o Dia Mundial da Biodiversidade é celebrado em 29 de dezembro. A data é uma forma de conscientizar a população mundial a respeito da importância da diversidade biológica, destacando a importância de proteger a biodiversidade em todos os ecossistemas do planeta.

O termo biodiversidade diz respeito à variedade do mundo natural, como plantas, animais e microrganismos. Os efeitos das ações humanas têm impactado de forma negativa na biodiversidade mundial, causando desequilíbrios ambientais que prejudicam a qualidade de vida de todos os habitantes do planeta Terra. Justamente por isso, essa é uma data fundamental para a preservação da vida.

Apesar deste cenário negativo, 2016 foi um ano em que algumas ações se destacaram por reforçar a conservação da biodiversidade e tentar mudar o cenário atual do mundo. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por exemplo, desenvolveu inúmeros projetos em seus 11 centros de pesquisa para conservação da fauna — como o famoso Tamar, que zela pela preservação das Tartarugas marinhas. Além disso, a instituição coordenou diversos planos de ações nacionais, os chamados PANs, que visam a conservação da fauna e flora que estejam com risco de extinção.

Diversos países estão tentando encontrar soluções para que o planeta continue sendo um lar habitável para todas as espécies. Alguns exemplos dessas ações são a substituição dos combustíveis fósseis por energia renovável, realização de coleta seletiva, recuperação e proteção dos habitats dos animais, construções sustentáveis que contribuem para a criação de áreas verde no meio urbano e muitas outras soluções que buscam preservar a biodiversidade.

Veja também