dez 14

Destinação correta de pneus

flickr.com / levertpays Após a coleta, os pneus vão para trituração e podem ser reaproveitados de muitas formas.

O início das atividades da indústria pneumática no Brasil ocorreu em 1936. De lá pra cá o desenvolvimento e ampliação dessa indústria, juntamente com a expansão da indústria automobilística, foi de grande importância, onde tecnologias como segurança e durabilidade foram incorporadas em todos os processos.

O pneu é o principal material produzido a partir da borracha que é descartado. Sua composição é feita de 30% de borracha sintética, 10% de borracha natural e o restante de aço e tecidos de lona.

Diariamente, cerca de 2 milhões de pneus novos são fabricados em todo o mundo, o que implica em impressionantes 730 milhões de pneus produzidos por ano no mundo todo.

O descarte de pneus também tem números bastante expressivos: são 800 milhões de pneus descartados anualmente pelo mundo. No Brasil, esses números também são altos, são 17 milhões de pneus descartados todos os anos.

Apenas em 1999, a ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos) desenvolveu e implementou o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, determinando que todos os fabricantes nacionais de pneus arcassem com a logística, além das despesas de coleta e destinação desses materiais. E logo nos primeiros seis meses de programa foram recolhidos o impactante volume de 29,3 milhões de pneus.

Os pneus que não servem mais são aqueles que não têm mais nenhuma capacidade ou condição de circulação ou de que uma reforma seja realizada. Após a coleta, estes pneus vão para trituração e podem ser reaproveitados de muitas formas diferentes como, por exemplo, em solados de sapato, em borrachas de vedação, em dutos pluviais, na fabricação de asfalto, como combustível alternativo para indústrias de cimento, pisos industriais ou de quadras poliesportivas, tapete para automóveis e etc.

Após grandes investimentos da indústria pneumática, cerca de 95 milhões de dólares, no setor, a arrecadação de pneus chegou a números impressionantes, com um total de mais de 240 milhões de pneus coletados e destinados de maneira ambientalmente correta.

O coreto descarte assim como o processo de reciclagem de pneus e borracha é fundamentalmente importante para o meio ambiente, uma vez que não se sabe, até hoje, exatamente quanto tempo os pneus levam para se decompor na natureza.

Veja também