dez 12

Destinação de lâmpadas fluorescentes

flickr.com / _moonpie As lâmpadas fluorescentes são recolhidas por empresas especializadas.

As lâmpadas fluorescentes estão cada vez mais presentes em nosso dia a dia. Escritórios, indústrias, escolas, prédios públicos e até mesmo em nossas residências, estes são alguns dos lugares onde se faz muito uso deste tipo de lâmpada.

O problema das lâmpadas fluorescentes está na sua composição e no seu descarte, pois, ao romper-se, a lâmpada fluorescente emite vapores de mercúrio altamente perigosos e passíveis de absorção por seres vivos, contaminando-os. Se descartadas diretamente em aterros, as lâmpadas acabam por contaminar o solo e, mais tarde, os cursos d’água e rios.

Muitos países europeus incluem as lâmpadas fluorescentes na lista de resíduos nocivos ao meio ambiente, pois há a presença do mercúrio, um metal pesado que, se absorvido por seres humanos, pode causar efeitos catastróficos ao sistema nervoso.

No Brasil, o consumo de lâmpadas fluorescentes chega a quase 200 milhões de unidades por ano. Desse total, apenas 6%, ou 12 milhões de unidades, recebem a destinação correta, o restante é descartado de maneira irregular, colocando em risco o meio ambiente e, por consequência, a saúde de todos nós.

Outro dispositivo que serve de alerta para o correto descarte das lâmpadas fluorescentes está presente na norma brasileira NBR 10004, que dispõe e impõe limites rigorosos à presença de mercúrio em resíduos sólidos e orienta sobre a descontaminação que deve ser feita nessas lâmpadas por empresas especializadas.

É importante salientar que caso ocorra o contato com lâmpadas fluorescentes quebradas, deve-se usar Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas e botas plásticas, para o manuseio seguro.

É recomendável também que as lâmpadas a serem descartadas sejam sempre armazenadas nas caixas da embalagem original e sempre protegidas contra eventuais impactos passíveis de provocar sua ruptura e, em hipótese alguma, deve-se quebrar as lâmpadas para seu armazenamento. Essas caixas também precisam ser corretamente identificadas para que não sejam confundidas com lâmpadas novas.

Após o correto descarte e seu recolhimento por empresas especializadas, as lâmpadas fluorescentes são passíveis de reciclagem, onde é feita a descontaminação através da retirada do mercúrio, e seus demais componentes, como o vidro e o alumínio que podem ser reciclados.

Veja também