mar 07

Descubra quais os tipos de energia solar e como funciona

iStock.com / Liufuyu De modo geral, a energia solar pode ser de dois tipos: térmica ou fotovoltaica.

O sol é uma fonte de energia limpa e renovável, o que significa que sua geração não está associada à emissão de poluentes. Isso não significa, entretanto, que não existam impactos ambientais causados pela obtenção de energia limpa: a energia é considerada limpa porque causa impactos apenas localizados e não se utiliza de recursos que se extinguirão.

Como o próprio nome já diz, a energia solar é aquela proveniente do sol. Ela pode ser de dois tipos: térmica ou luminosa (fotovoltaica). Saiba mais sobre cada um desses tipos a seguir:

Tipos de energia solar

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica utiliza um sistema de painéis solares produzidos com células fotovoltaicas, capazes de transformar a radiação do sol em energia elétrica. Estes painéis ficam posicionados em áreas que recebem muita luz natural, como telhados de residências ou estacionamentos. Esses painéis garantem economia na conta de luz, além de contribuir para preservação ambiental.

Energia solar térmica

Enquanto os painéis solares fotovoltaicos permitem a transformação da radiação solar em eletricidade que pode ser usada para ligar computadores e outros itens que dependem da energia elétrica, os painéis solares térmicos são direcionados para o aquecimento da água utilizada em chuveiros, piscinas ou para fins industriais.

Comparando os dois modelos, o sistema de energia solar térmica é mais econômico e simples, porém não apresenta tantos benefícios diretos à população. Por isso, é muito mais comum encontrar painéis solares fotovoltaicos sendo utilizados.

Veja também