abr 18

Descubra a definição de radioatividade natural que provêm dos alimentos

iStock.com / FooTToo A radioatividade dos alimentos é inofensiva à saúde humana e não altera as propriedades da comida.

Se você pensa que as pessoas só são afetadas pela radiação quando entram em contato com armamento, usina nuclear ou equipamentos médicos específicos, saiba que todos estamos expostos diariamente a uma pequena quantidade de radiação.

A radioatividade é a capacidade de determinados elementos químicos emitirem radiação, um fenômeno natural ou artificial caracterizado pela transformação nuclear de um elemento. Considerando apenas a radioatividade natural, ela ocorre espontaneamente por meio dos elementos radioativos encontrados na natureza, desde a atmosfera, o solo e os corpos.

Radioatividade nos alimentos

A maior parte da radiação que as pessoas recebem é proveniente de fontes naturais, especialmente alimentos. Os materiais radioativos mais encontrados nesses casos são os isótopos de radônio-226 e potássio-40, sendo que este último é um elemento muito importante para o crescimento das plantas.

Os níveis de radioatividade são extremamente baixos e inofensivos à saúde humana, e não alteram as qualidades nutritivas dos alimentos. Comparativamente, eles são inferiores aos níveis a que somos expostos diariamente por aparelhos celulares.

Conheça alguns alimentos que emitem radioatividade:

Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é o alimento com maior quantidade de radioatividade no mundo. Ela contém altos níveis de radônio-226 e potássio-40.

A radiação da castanha-do-pará provém do solo, pois as raízes das plantas crescem profundamente e absorvem níveis maciços do elemento rádio. Porém, isso traz altos volumes de selênio e outros minerais importantes para o corpo humano.

Banana

Como a castanha-do-pará, as bananas também produzem pequenas quantidades radônio-226 e potássio-40. O alto teor de potássio na fruta é muito nutritivo, ajudando a combater câimbras.

No caso das bananas, a razão para sua radioatividade está em seu código genético — tanto que o valor de radiação natural de uma banana é usado como unidade de medida informal, chamada Banana Equivalent Dose (BED).

Batata e cenoura

As raízes batata e cenoura também são radioativas devido seu contato direto com o solo. Elas também possuem quantidades de radônio-226 e potássio-40.

Saiba que, mesmo cozinhando esses alimentos, a radioatividade continua presente. Vale lembrar que elas ainda são ricas em antioxidantes protetores.

Carne vermelha

A carne vermelha também apresenta quantidades consideráveis de potássio, além de ser rica em proteínas e ferro.

Nesse caso, a quantidade de gordura saturada oferece maior risco à saúde do que os níveis de radiação.

Feijão

O radônio-226 e o potássio-40 também estão presentes no feijão, sendo uma fonte muito rica de ferro (que é um elemento não radioativo). Vale destacar que o consumo regular de feijão traz muitos benefícios para a saúde.

Veja também