fev 05

Descarte de uniformes: saiba o que fazer com modelos usados e velhos

FlairImages / iStock / Getty Images Plus Para evitar impactos ambientais negativos, o ideal é contratar uma empresa especializada para retirada e reciclagem dos uniformes usados e velhos.

Conforme os anos vão passando, é natural que as pessoas mudem de escola e emprego ao longo de suas vidas. Quando isso acontece, a tendência é que alguns itens acabem acumulados — é o caos, por exemplo, dos uniformes usados.

Embora essas roupas possam ser usadas como pijama ou até mesmo para quando você for fazer uma pintura nas paredes de casa, é inevitável que em algum momento esses uniformes já estejam velhos demais para serem considerados usáveis. Neste caso, é preciso pensar em como será feito o descarte dessas roupas, que levam o logotipo da empresa em questão e podem causar problemas ambientais e para a marca.

Descarte de uniformes usados

O problema do descarte de uniformes é bem mais preocupante do que parece. Isso porque muitas pessoas simplesmente se livram dessas roupas em locais inapropriados, inclusive na rua. Esta é uma ação que contribui significativamente para o aumento da poluição e do acúmulo de lixo, estando associada a diversos impactos ambientais negativos.

Além disso, para a empresa que está representada pelo uniforme, o descarte inadequado pode ser muito prejudicial. Uma vez que sua marca estará estampada em um item que está sujando as ruas, a organização acaba sendo associada a uma imagem negativa e prejudicial ao meio ambiente e à sociedade.

O ideal é que os tecidos sejam reaproveitados. Para se livrar dos uniformes, portanto, você pode contatar uma empresa que faça um trabalho de reciclagem de tecidos. Além dos uniformes, ela pode coletar todo tipo de tecido que estiver pronto para ser descartado da sua casa, o que inclui colchões, cortinas, almofadas, travesseiros, roupas de cama, toalhas e todos os tipos de roupa que já não podem mais ser usadas.

Esses materiais podem ser utilizados para a confecção de diversos produtos, porém, seu processo de reciclagem industrial é considerado bastante complexo, pois exige que os resíduos têxteis sejam separados por matéria-prima e comprimento de fibra. Uma alternativa mais fácil consiste na reciclagem artesanal, em que os tecidos são utilizados para a confecção manual de bonecas de pano, ecobags, colchas de retalho, capas para caderno, marcadores de livro e diversos outros itens. Para isso, basta que você encaminhe seus uniformes usados para um artesão.

Outras opções para o descarte de uniformes

Embora os uniformes usados tenham um destino adequado se forem devidamente encaminhados para a reciclagem, o ideal é que você tente reutilizar essas roupas ao máximo antes de descarta-las.

Caso o uniforme não esteja assim tão velho, mas você não quer usá-lo por conta dos logotipos aparentes, uma boa solução é optar pela customização das roupas. Você pode, por exemplo, retirar o logo e costurar um retalho colorido por cima, de maneira que o uniforme se torne utilizável sem que seja possível identificar a marca original estampada. Tingir a roupa também é uma boa ideia, especialmente quando o logo não é costurado.

Veja também