dez 10

Descarte de toner e cartuchos

Mais do que gerar renda para milhões de pessoas, economia para as empresa, o descarte correto de qualquer tipo de lixo é de extrema importância para o meio ambiente e desenvolvimento sustentável do planeta.700-501 exam

Flickr.com / guifoxtel Os cartuchos devem ser levados aos pontos de coleta disponibilizados pelos fabricantes.

No entanto, por mais que separar o lixo já seja uma prática difundida na sociedade, muitas vezes ficamos sem saber o que fazer com alguns dos resíduos que produzimos. Cartuchos e toners de impressora são um bom exemplo dessa dúvida. Quando não podem mais ser reutilizados, para onde vão?

A natureza sempre foi impactada pelas evoluções tecnológicas. Isso porque, muitas vezes, a falta de consciência e informação faz com que a população descarte indevidamente itens como esse que não possuem mais utilidade. Assim, cartuchos e toners descartados incorretamente também podem trazer diversos danos, sendo que cada um pode levar cerca de 100 anos para se decompor.

Quando eliminamos um cartucho ou toner no meio ambiente, geramos resíduos sólidos e líquidos com um grande potencial poluidor. E, mesmo que o pó de toner seja considerado não-tóxico e não-perigoso, suas partículas extremamente pequenas podem causar irritação respiratória nas pessoas expostas por extensos períodos às grandes quantidades deste produto.

Por conta deste cenário, várias empresas estão tomando atitudes prudentes e muito interessantes para suprir a necessidade do descarte correto desse tipo de material. Hoje já existem muitos pontos de coleta espalhados por todo o Brasil, oferecidos pelos próprios fabricantes desses produtos para o encaminhamento à reciclagem dos seus consumíveis.

Também já existe a possibilidade desses produtos inutilizados serem resgatados na residência do cliente, ou enviados para o fabricante pelo correio. Nesse caso, basta juntar o mínimo de cartuchos ou toners estabelecido pelo fabricante e embalar da maneira que eles recomendam.

Os toners e cartuchos são então recolhidos, desmontados e suas peças são separadas de acordo com o material. Após isso, este material pode ser utilizado por outras indústrias ou de alguma forma reaproveitado pela própria empresa. Marcas como HP, Lexmark, Dell, entre outras oferecem programas como esses. O cadastro e passo a passo encontram-se nos sites destes fabricantes.070-462 exam

Veja também