out 01

Descarte de resíduos de laboratório

© Depositphotos.com / belchonock Devido à alta toxicidade, os resídos de laboratório devem ser armazenados de acordo com as rigorosas normas do setor.

Os chamados resíduos químicos ou resultantes de laboratório nada mais são do que compostos de substâncias químicas que oferecem riscos à saúde e ao meio ambiente.

Conforme seu nível de gravidade de poluição e a sua toxidade, são enquadrados em diversas categorias para descarte:

Medicamentos e resíduos saneantes

Produtos utilizados como hormônios, antimicrobianos, antirretrovirais e diversos outros são chamados de medicamentos, utilizados por farmácias, hospitais e grandes empresas, distribuidoras de medicamentos.

Há também os chamados de resíduos saneantes que são os resíduos contendo metais pesados, reagentes para laboratório, além dos recipientes que foram utilizados em laboratórios e podem estar contaminados com sangue ou outros produtos químicos. Também são utilizados pela área de saúde.

Formas de contágio

Para saber o grau de risco que os produtos oferecem à saúde humano, chamado de grau de periculosidade, é preciso realizar uma série de testes, que medem a concentrações de soluções químicas, como formol, solventes, cloro, iodo, e diversos outros produtos.

A coleta

A coleta de resíduos químicos deve ser realizada com periodicidade bimestral. Como? Os laboratórios devem uma ficha que descreve quais são esses resíduos, com data e horário de entrega deles.

Ainda: os produtos devem ser armazenados e alocados, seguindo normas, por exemplo, resíduos perigosos separados dos não perigosos.

Os resíduos líquidos não perigosos consistem em soluções que não danificam o meio ambiente. Ainda devem ser descartados diferentemente do lixo comum, mas não oferecem muito risco. Já os Resíduos Químicos Líquidos Perigosos precisam ser mantidos em embalagem original, devendo ser descartados através da utilização de galões.

Veja também