dez 04

Descarte de papel e coleta: o seu papel é muito importante!

flickr.com / Turinboy O descarte correto do papel possibilita a sua reciclagem.

Não é novidade dizer que repensar sobre o descarte correto de resíduos pode ajudar a proteger o meio ambiente. Para muitos, separar o lixo pode parecer besteira. Entretanto, muitos benefícios provêm desse gesto tão simples. Colaborando com a coleta seletiva se reduz a extração de recursos naturais, além de diminuir a poluição, seja do solo, da água ou do ar.

Além disso, o descarte correto de resíduos possibilita a reciclagem, contribui para a economia de água e energia, melhora a limpeza e higiene das cidades e até previne enchentes. Isso sem contar com os empregos gerados pela renda e comercialização de materiais recicláveis.

Mas quando falamos especificamente de papel, qual é o descarte correto? Revistas e jornais velhos, folhas de caderno e papel sulfite usados, formulários, papelão, envelopes, cartazes antigos: o que fazer com tudo isso?

Antes de tudo, é preciso utilizar o papel com consciência. Procure não imprimir coisas desnecessárias, como e-mails ou documentos e reutilizar papéis antes de jogá-los fora. Rascunhos são muito bem-vindos pelo meio ambiente. E sempre que possível, substitua o impresso pelo digital: agendas telefônicas e calendários, por exemplo, não precisam mais ser impressos.

O que pode ser reciclado

Separe folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, formulários de computador, cartolinas, cartões, envelopes, rascunhos escritos, fotocópias, folhetos, impressos em geral e caixas Tetra Pak. Todos esses materiais podem ser reciclados.

O que não pode ser reciclado

Adesivos, etiquetas, fitas crepe, fotografias, papel carbono, papel toalha, papel higiênico, papéis plastificados e de fax.

O descarte

Jogue seus papéis sempre em cestos separados. Restos de alimentos, copos descartáveis e diversos tipos de líquido podem sujar ou contaminar os papéis. Para serem enviados ao reciclador, os papéis devem sempre estar secos, sem resíduos de comida ou gordura. Desmonte caixas de papelão, minimizando ao máximo o seu volume. E por último, ao invés de amassar, rasgue o papel em vários pedaços, dessa forma esses materiais não serão descaracterizados na hora da reciclagem.

Veja também