mar 19

Descarte de garrafas de vidro: a trituração do material como solução para grandes volumes!

KatarzynaBialasiewicz / iStock / Getty Images Plus Por ser um material 100% reciclável, o vidro pode passar por um ciclo infinito de reciclagem.

Seja para a confecção de embalagens, copos, garrafas, espelhos, lâmpadas e até televisões, o vidro é um material muito utilizado atualmente. Com esse uso tão intenso, a sociedade precisa se preocupar com o correto descarte do vidro, de modo a evitar o acúmulo de lixo e suas consequências ambientais.

É importante destacar que o vidro é um material 100% reciclável, característica que faz com que exista um ciclo infinito de reciclagem do vidro. Por outro lado, trata-se de um material que não é biodegradável, e seu descarte errado pode ser muito prejudicial para o meio ambiente.

Ao optar pelo correto descarte de garrafas de vidro e outros produtos, podemos reutilizar o material inteiramente para a confecção de um novo material. Vale dizer também que ele pode passar pelo processo de reciclagem quantas vezes forem necessárias, sem perder suas principais características e qualidade.

Trituração do vidro e reciclagem

Para realizar a reciclagem do vidro, é importante que sejam seguidas as seguintes etapas:

  • Separação doméstica do lixo para que o vidro seja encaminhado para a coleta seletiva e, assim, separado de outros materiais e do lixo orgânico. É importante que esse processo seja feito em todas as casas, condomínios, centros empresarias, shoppings centers e em todos os lugares em que há geração e descarte de lixo;
  • Após a coleta seletiva, o vidro deve ser separado por cores e tipos — que podem ser lisos ou ondulados, de acordo com o produto que foi fabricado a partir dele. É esta etapa que vai garantir a qualidade do material;
  • Com os vidros todos coletados e separados, é feito o primeiro processo de trituração, quebrando-o em pedaços menores. Esse vidro triturado passa por uma lavagem que limpa todos os resíduos que possam ter ficado no material;
  • A segunda trituração é feita com ajuda de uma câmara de moagem do vidro, que tritura totalmente o material;
  • Por fim, os vidros triturados são colocados em fornos de alta temperatura para que se fundam com outras matérias-primas usadas na fabricação do vidro.

Know How qualificado para o processo de reciclagem

Fundada em 1974, a Fragmaq possui um grande conhecimento no que diz respeito à produção de equipamentos personalizados que contribuem para o descarte correto e reaproveitamento de materiais, auxiliando diretamente na preservação do meio ambiente.

O Triturador para Sistemas de Autoclave da Fragmaq é ideal para triturar até 1,2 metros de comprimento de fardos de vidro, o que é perfeito para atender grandes volumes. Além de vidros, o equipamento faz a trituração de lixo hospitalar, panos, plásticos, papéis, inox, bolsas de soro, entre outros itens.

Com uma estrutura metálica robusta, o equipamento pode ser fabricado de acordo com o desejo do cliente, podendo aguentar cargas de produção de 2.500 kg/h até 4.000 kg/h. Este equipamento possui um funil de alimentação acoplado diretamente ao triturador, facilitando e agilizando todo o processo. Além disso, a máquina é equipada com facas em aço-liga especial, que são usadas para triturar resíduos hospitalares que necessitam de maior atenção.

Veja também