fev 11

Por que o corte de árvores afeta a vida dos pássaros brasileiros?

O desmatamento é uma realidade que, infelizmente, está cada vez mais presente no território brasileiro. Desde o corte de árvores em larga escala à eliminação de uma única unidade na calçada de casa, a falta de árvores representa um desmatamento em grande escala e mesmo o corte de árvores na calçada de casa pode interferir diretamente na sobrevivência de várias espécies de pássaros.

flickr.com / Ronaldo Lima, Jr. A destruição do habitat dos pássaros os obriga a migrar para as cidades e, caso não encontrem árvores para construir ninhos, esses animais acabam morrendo.

Para se entender a gravidade do problema, basta ter em mente que o governo federal estima que mais de 230 milhões de árvores foram derrubadas na região amazônica somente entre os anos de 2011 e 2012. Como consequência, oito milhões de pássaros tiveram seu habitat completamente destruído pela ação do homem. Além disso, diversos outros animais que contam com as aves como principal fonte de alimento foram prejudicados.

Justamente por conta desses prejuízos, qualquer corte ou poda de árvore é permitido somente após autorização oficial da prefeitura. Este procedimento é necessário para evitar que muitas pessoas façam, por conta própria, algo que possa prejudicar o ecossistema de uma região. É necessário um bom motivo para que o corte seja autorizado, como riscos à fiação elétrica, estrutura de casas ou acidentes envolvendo pedestres.

Vale destacar que o problema do desmatamento não é exclusivo das regiões florestais. Isso porque a destruição do habitat dos pássaros os obriga a migrar para as cidades e, caso não encontrem árvores para construir ninhos, esses animais acabam morrendo. O corte de árvore nas grandes cidades, portanto, pode acelerar consideravelmente o processo de extinção de algumas espécies. Por isso, políticas públicas de conscientização e preservação ambiental são tão importantes.

Veja também