set 11

Conservação e exploração dos recursos naturais

iStockphoto.com / mbaysan Com o crescente consumo mundial, maior também se tornou a produção de lixo e quase não há espaços para armazenar adequadamente estes resíduos.

Cada vez mais a sociedade consome os recursos naturais que o planeta oferece, sem se preocupar como esta exploração pode impactar na natureza como um todo e na sobrevivência das espécies. Nesse sentido, a conservação e exploração dos recursos naturais é uma conta que precisa sempre fechar no azul, ou seja, com um consumo consciente que não cause desequilíbrio ambiental e não esgote o que o planeta tem a oferecer.

O cenário atual, infelizmente, não é nada positivo. Especialistas em meio ambiente apontam que o esgotamento de um único recurso natural poderia levar até 75% de todas as espécies existentes à extinção. De acordo com a instituição Global Footprint Network, considerando o período de um ano, todos os recursos naturais produzidos ao longo dos 365 dias se esgotam em 20 de agosto. Ou seja, do final de agosto até dezembro, tudo o que é consumido ultrapassa a produção natural.

Para chegar a este número, a instituição considerou a quantidade de terra, ar e água que é utilizada para produzir tudo o que é essencial para a vida durante um ano inteiro. Com isso, este número é transformado em hectares e dividido pelo número de pessoas no mundo.

Como conservar os recursos naturais da Terra?

Entre as principais medidas que podem ser adotadas para a preservação dos recursos naturais, a conscientização é uma das mais importantes. A população precisa repensar o atual modelo de consumo desenfreado dos recursos naturais, passando a adotar práticas de consumo sustentável, especialmente no que diz respeito à utilização da água e produção de lixo doméstico.

Veja também