mar 31

Conhecendo o conceito de “Reciclagem Mecânica”

© Depositphotos.com / photkas A reciclagem mecânica consiste na conversão dos resíduos plásticos, em novos produtos.

Cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos são encontrados nos oceanos todo ano. Este número é assustador, especialmente se levarmos em conta que esse tipo de material demora mais de 450 anos para se decompor no meio ambiente. A boa notícia é que o plástico é um material que pode ser 100% reciclado e, aqui no Brasil, o processo de reciclagem mecânica é uma das formas mais disseminadas.

O que é reciclagem mecânica?

A reciclagem mecânica consiste na conversão dos materiais pós-industriais ou pós-consumo descartados, em granulados que podem ser reutilizados na produção de novos produtos, como saco de lixo, solados, pisos, conduítes, embalagens não-alimentícias, entre outros. Para que isso aconteça, ele precisa passar pelas seguintes etapas:

  • Separação dos diferentes tipos de plásticos;
  • Moagem para que eles sejam moídos e fragmentados em pequenas partes;
  • Lavagem com água para retirada de possíveis contaminantes;
  • Aglutinação — que consiste na secagem, compactação e redução do volume do material que será enviado à extrusora;
  • Extrusão para que o material seja fundido e posteriormente transformado em uma massa plástica homogênea.

Aqui no Brasil, esse processo gera emprego e renda para muitos trabalhadores. Dados apontam que são reciclados mecanicamente 21% do total dos plásticos pós-consumo, colocando o país entre os grandes recicladores do mundo, à frente inclusive de países como Reino Unido, França e Grécia.

Para que esse número cresça ainda mais, é de extrema importância incentivar o consumo responsável, bem como a reutilização e separação dos materiais recicláveis aliadas a contribuição do poder público para a coleta seletiva e destinação adequada desses resíduos.

Veja também