out 11

Conheça as vantagens da energia geotérmica

Flickr.com / Jesusisland A energia geotérmica se baseia no aproveitamento do calor proveniente do interior da Terra.

Atualmente, nossa sociedade vive um verdadeiro dilema mundial no que diz respeito aos modelos energéticos de que fazemos proveito.

As formas tradicionais de obtenção de energia, baseadas em combustíveis fósseis, altamente poluentes e, portanto, finitos, já não são mais cabíveis em uma sociedade que prima pela sustentabilidade.

Daí surge a grande necessidade de produção com formas e modelos energéticos mais limpos e em quantidades cada vez maiores, para suprimento de toda a demanda energética mundial.

Dessa necessidade, muitos modelos de produção de energia de forma mais limpa foram criados, entre eles, um em especial, que faz o aproveitamento do calor proveniente do interior da Terra, denominado de Energia Geotérmica.

Dentre as inúmeras vantagens da energia geotérmica, podemos citar:

  •  A possibilidade de grande economia energética, chegando cada residência a poupar uma média de 75% de consumo.
  •  Substituição de sistemas que fazem grande gasto energético, como os sistemas de condicionamento de ar, assim como de aquecedores elétricos.
  •  Baixíssima emissão de gases poluentes para a atmosfera se comparada aos tradicionais modelos energéticos.
  •  A geração de eletricidade proveniente da energia geotérmica ajuda na conservação dos combustíveis fósseis não renováveis altamente poluentes, como, por exemplo, o petróleo e o carvão mineral.
  •  As centrais geotérmicas são consideravelmente mais limpas, uma vez que não necessitam de barragens de rios ou de derrubada de matas e florestas para sua instalação.

Obviamente que muitos investimentos em pesquisas, desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias para utilização da energia geotérmica ainda precisam ser realizados, todavia, hoje, em todo o mundo, já são mais de vinte e um países que fazem uso da energia geotérmica como forma de obtenção de eletricidade.

Veja também