out 13

Conheça as vantagens e desvantagens do etanol

Produzido pela fermentação de amido e açúcares de plantas como cana-de-açúcar, milho, beterraba, mandioca e batata, o etanol é um biocombustível inflamável e renovável. O processo de transformação dessa matéria-prima em combustível se dá por meio de uma fermentação alcoólica.

Apesar de ser renovável, há diversas dúvidas sobre as vantagens e desvantagens do uso do etanol, especialmente em comparação à gasolina.

iStockphoto.com / Videowok_art Dentre as matérias-primas do etanol, a cana-de-açúcar é a mais simples e produtiva, visto ser esse o principal produto de extração de etanol no Brasil.

Vantagens e desvantagens do etanol

Vantagens do etanol

• Segundo a Agência Internacional de Energia, utilizar etanol produzido por cana-de-açúcar reduz em cerca de 89% a emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa, se comparado com a gasolina;

• Como o petróleo é uma energia não renovável, ele inevitavelmente irá acabar um dia — consequentemente, o mesmo ocorrerá com a gasolina e o diesel. O etanol, por sua vez, não possui limite de tempo de existência, já que depende apenas de terras cultiváveis para o plantio de cana-de-açúcar e outros insumos;

• A produção do etanol gera substratos como bagaço e palha da cana-de-açúcar, que produzem vapor e geram energia térmica, mecânica e elétrica.

Desvantagens do etanol

• O etanol não é sempre economicamente vantajoso para o consumidor. Isso depende do preço pago pelo combustível, já que ele rende cerca de 30% menos que a gasolina;

• Em regiões muito frias, o etanol pode causar problemas. Isso porque ele perde a capacidade de combustão quando está abaixo dos 13°C;

• Apesar de ser um combustível renovável, são necessários terrenos de cultivo para obter a matéria-prima do etanol, o que significa desmatamento e uso de terras que poderiam estar produzindo alimentos.

O ideal é que o consumidor analise todas as vantagens e desvantagens do etanol antes de decidir se esta é uma opção de combustível que vale a pena ser utilizada. O importante é entender os prós e contras e fazer a escolha com consciência.

Veja também