mar 26

Conheça um pouco mais sobre a energia geotérmica

Flickr.com / Félix Tungsteno A energia geotérmica provém do calor presente no interior da Terra.

A energia geotérmica, também conhecida como energia geotermal, é a energia que provém do calor encontrado no interior da Terra. Esse calor é encontrado por toda parte abaixo da superfície de nosso planeta, sendo que em algumas locais esse calor se concentra relativamente mais próximo da superfície, o que torna sua utilização bem mais fácil.

Em alguns pontos, com pequenas perfurações de algumas centenas de metros, já se é possível alcançar um calor considerado “útil”, todavia esses casos são mais raros, visto que, na maioria das vezes, para que se encontre calor significativo, é necessário a realização de grandes perfurações, com centenas de quilômetros de profundidade.

A quantidade de calor encontrado nas profundidades do nosso planeta é realmente muito grande e, ainda hoje, pouco explorada, tanto que nas áreas pertencentes à crosta terrestre o calor aumenta gradativamente de 25°C a 30°C por quilometro de profundidade percorrido em direção ao centro da Terra, que, por sua vez, chega a 50 mil graus centígrados.

Como o calor aumenta gradativamente conforme nos aprofundamos da crosta terrestre, conseguimos obter água muito quente e também grandes quantidades de vapor. A conversão em eletricidade se dá nas usinas geotérmicas, onde a água e os vapores são usados para acionar turbinas, transformado-se assim em eletricidade.

Aplicações da energia geotérmica

Ao longo da história várias foram as tentativas de conversão do calor da terra em eletricidade. Em 1904, na Itália, houve diversas tentativas frustradas devido à baixa tecnologia da época para uso da energia geotérmica. Já durante a Segunda Guerra Mundial, a conversão e o aproveitamento da energia geotérmica foi amplamente realizado.

Atualmente, devido a grande necessidade de obtenção de grandes quantidades de energia elétrica de uma forma mais limpa, a energia geotérmica, por se tratar de uma energia renovável, tem se apresentando como uma solução bastante interessante e viável, visto que tanto sua exploração quanto a sua utilização são consideradas pouco poluentes.

A energia geotérmica apresenta diversas aplicações práticas, podendo ser útil aos seres humanos em diversas funções, como, por exemplo, no aquecimento de habitações, de estufas de agricultura, de piscinas e também para a produção de energia elétrica.

Veja também