maio 03

Conheça os tipos de ecossistemas aquáticos e sua importância para o planeta

Um ecossistema é definido por um conjunto de comunidades que convivem em determinada região, sendo afetadas por fatores abióticos como clima, solo, incidência de chuva, luminosidade, pressão e vento.

Um ecossistema pode ser terrestre ou aquático. O primeiro tipo diz respeito a todos os biomas da terra, enquanto o ecossistema aquático é formado pelos oceanos, mares, rios lagos, lagoas, geleiras e recursos hídricos subterrâneos. De modo geral, os ecossistemas aquáticos podem ser divididos entre marinho e de água doce.

iStock.com / mychadre77 O ecossistemas aquáticos são responsáveis pela preservação da biodiversidade marinha e pela sobrevivência humana.

Importância dos ecossistemas aquáticos

Os ecossistemas aquáticos são essenciais para preservação da biodiversidade marinha e para a sobrevivência humana. Isso porque — além das milhões de espécies de animais, vegetais e microrganismos que dependem dos ecossistemas marinhos para sobreviver — é justamente deste ecossistema que retiramos um recurso indispensável para a vida humana: a água.

Apesar disso, a biodiversidade marinha é constantemente ameaçada pelas ações do homem, que destrói os ecossistemas aquáticos por meio da pesca predatória, aquicultura e poluição. Evitar a poluição de rios, lagos, mares e oceanos é a principal maneira de preservar esse importante ecossistema e valorizar a vida de diversas espécies de animais e vegetais.

A preservação dos ecossistemas aquáticos também é importante para garantir a economia e sobrevivência de famílias e vilas que dependem de atividades ribeirinhas para sobreviver.

Veja também