dez 17

Conheça o processo de compostagem caseira

iStockphoto.com / MarkPiovesan A técnica de compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos.

Quase 60% de todo o volume de resíduos gerados no mundo é considerado lixo orgânico, ou seja, de origem vegetal e animal. Uma excelente maneira de reaproveitar esse material — evitando descarte na natureza e contaminação da terra e dos lençóis freáticos — é por meio da compostagem caseira, um processo que transforma os resíduos orgânicos em adubo.

Compostagem orgânica: como é feita?

A compostagem ocorre em três etapas: mesofílica, termofílica e maturação. Na primeira fase, fungos e bactérias metabolizam as moléculas simples, iniciando o processo de decomposição orgânica. A fase termofílica é a mais longa, uma vez que é caracterizada pela degradação das moléculas complexas. Por fim, a fase da maturação consiste na diminuição da atividade microbiana e estabilização do composto, já maturado e pronto para uso.

Como fazer a compostagem caseira?

O primeiro passo para fazer a compostagem caseira é separando uma composteira — um recipiente que irá abrigar os restos orgânicos. Pode ser um balde, um pote de sorvete de 2 litros, uma lata de tinta, entre outras opções. Faça um furo no fundo da sua composteira, por onde será descartado o chorume. Separe também um recipiente para coletar este chorume e evitar contaminações.

Na hora de colocar o lixo orgânico na composteira, o mais importante é balancear os ingredientes e colocá-los em camadas: uma camada de material úmido (o lixo em si) para três camadas de material seco (serragem de madeira, papelão, papel de jornal, restos de poda, folhas secas).

Atenção: nem tudo pode ir para a composteira. Fezes de animais domésticos, tintas, vidros, plástico, óleo e produtos químicos são alguns exemplos de materiais que não devem ser utilizados. Por outro lado, aposte em restos de leite, borras de café, cascas de frutas, iogurtes e sobras de legumes e verduras.

O tempo médio para o processo estar completo é de dez semanas, quando o composto passa a ter uma cor marrom escura, textura homogênea e cheiro agradável. O adubo resultante do processo pode ser utilizado em vasos, jardins e hortas. Assim, o processo de reciclagem fica completo e você devolve à terra a matéria orgânica, fechando o ciclo destes materiais.

Veja também