mar 03

Conheça os prédios verdes e suas principais características

© Depositphotos.com / prill Para construir um prédio verde é necessário usar alguns matérias ecológicos, assim como: madeira plástica, solo cimento, tecido greenscreen e telhas ecológicas.

Você sabe o que significa o termo “Construção Responsável? Também conhecidos como Prédios Verdes, esses empreendimentos são construídos em harmonia com o meio ambiente — podendo ser casas, prédios, monumentos e qualquer outro tipo de construção civil.

Durante todo processo de construção, são estudadas formas de minimizar os custos e gastos de modo a impactar a natureza apenas o mínimo possível. Em geral, são reduzidos os materiais utilizados e são feitos projetos de renovação de bens naturais, como reaproveitamento de água e utilização de energia solar. Além disso, também são utilizados materiais recicláveis de menor impacto ambiental, como madeiras de reflorestamento.

Características de um prédio verde

Para construir um prédio sustentável, algumas condições precisam ser seguidas. A principal delas é o respeito ao meio ambiente, à comunidade em que a construção está inserida e aos recursos naturais. Os principais materiais ecológicos que devem ser utilizados são:

  • Madeira plástica: ela se assemelha muito à madeira tradicional, mas é feita de plástico reciclável e também pode ser usada como revestimento como piso;
  • Solo cimento: é a mistura compactada, homogênea e curada do solo, água e cimento. O produto que resulta dessa mistura possui uma excelente resistência à compressão e um elevado índice de impermeabilidade;
  • Tecido greenscreen: pode ser utilizado em cortinas ou persianas, proporcionando o uso racional da energia solar e bloqueando a irradiação;
  • Telhas ecológicas: há vários tipos de telhas disponíveis no mercado, sendo que a mais comum e fácil de ser encontrada é a telha de fibra. Há também aquelas que são feitas com materiais reciclados, como papel, resina ou asfalto.

Veja também