jul 05

Conheça o conceito prático de Marketing Sustentável e como implantá-lo em seu negócio

© Depositphotos.com / garagestock Marketing sustentável tem como principal objetivo desenvolver soluções dentro da organização para melhorar a relação com o meio ambiente.

Uma empresa que coloca o público em primeiro lugar e está atenta às mudanças na sociedade faz o possível para adaptar seus produtos ou serviços de acordo com as demandas identificadas. Empresários mais bem-sucedidos se esforçam para conduzir todos os procedimentos e atividades a partir de uma perspectiva de sustentabilidade, sendo que sua principal finalidade é tornar viável a eficiência ecológica da atividade, independentemente de seu setor de atuação.

Esse direcionamento ocorre por causa das exigências do consumidor, que hoje dá preferência a negócios ecologicamente responsáveis mesmo que pague um pouco mais para isso. Para as empresas, porém, não basta apenas realizar as mudanças: é preciso de um plano de marketing sustentável que garanta que os clientes fiquem cientes de suas práticas ambientais positivas.

Dicas para implementar o marketing sustentável na empresa

O marketing sustentável envolve uma série de práticas que a organização adota para melhorar a relação com a sociedade e com o planeta. Este conjunto de ações deve estar fundamentado nos famosos 3 Rs da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar.

Se o marketing sustentável for executado de modo eficiente, ele é capaz de aprimorar o relacionamento da sua marca com os clientes. Além disso, a preocupação com a natureza ajuda a construir uma imagem favorável e atrai uma audiência mais específica para a entidade. E tudo isso sem abrir do crescimento e da lucratividade das transações.

Essa área precisa trabalhar em associação com o desenvolvimento e produção das mercadorias. Leve em consideração a proteção ambiental, assim como a segurança e o bem-estar dos funcionários. Em cada etapa de fabricação, é necessário pensar na eficácia, na reutilização de resíduos e no controle da poluição. O marketing sustentável apresenta ainda uma visão que prioriza a reciclagem sempre que possível.

Os dois maiores problemas a serem contornados por esta mudança de atitude são o custo inicial e o ceticismo de alguns indivíduos. Por isso, é importante mostrar que há um comportamento condizente com a visão da firma. Ou seja, o gesto de não pode ser apenas uma jogada para vender mais.

As medidas de sustentabilidade têm que fazer parte da sua estratégia de negócios. Para isso, trace metas que possam ser mensuradas e liste os passos essenciais para alcançá-las. Também é recomendado que alguém importante dentro do escritório fique responsável por coordenar essas práticas.

Minimize a utilização de materiais nos processos diários, especialmente os que emitem gases de efeito estufa. Além disso, prefira utilizar tintas ecologicamente corretas e papel reciclado para imprimir documentos, priorize catálogos digitais em vez de físicos e comunique-se por meio de plataformas online.

Veja também