jun 13

Conheça as etapas do processo de reciclagem do vidro

O processo de reciclagem do vidro é dividido em etapas. São elas: separação, lavagem, trituração e molde. Na fase de separação, o vidro é separado de acordo com seu tipo, espessura e classificação. Este fase é fundamental para agilizar as etapas seguintes do processo de reciclagem do vidro.

iStock.com / Dragi52 A reciclagem do vidro é essencial para reduzir a poluição e evitar danos à vida marinha e terrestre.

O passo seguinte é a lavagem, na qual são retiradas todas as impurezas e restos que normalmente ficam na superfície do material. Na fase de trituração, todo o material é reduzido a micropedaços que são submetidos a temperaturas altíssimas, acima dos 1300ºC. Como resultado, o material se funde e fica pronto para a etapa final: a modelagem.

O vidro derretido/fundido é maleável, podendo assumir formatos que variam de acordo com o molde escolhido. É nesta etapa que o material ganha a forma de novo produto, podendo assumir a forma de uma garrafa, pote ou enfeite de vidro, que será inserido novamente na cadeia de consumo.

Importância da reciclagem o vidro

Garrafas de bebidas, potes de armazenamento de produtos, janelas quebradas, vasos e objetos decorativos… são diversos produtos de vidro que invariavelmente são descartados na natureza sem qualquer cuidado ambiental.

Quando entra em contato com o meio ambiente, este material pode contaminar rios e lagos, além de ser potencialmente perigoso para a vida marinha. O descarte incorreto, portanto, pode levar a acidentes ambientais, poluição e ainda causar a morte de animais. Por isso, o ideal é que o vidro seja sempre encaminhado para a reciclagem, evitando que ele cause prejuízos à natureza.

Veja também