dez 02

Conheça a Bandeira Azul e a importância do “certificado” para as praias

© Depositphotos.com / amoklv A Bandeira Azul é um projeto que visa conscientizar as pessoas sobre os espaços preservados.

A preservação ambiental é um critério cada vez mais valorizado em ambientes naturais com a circulação de humanos. Por muito tempo, foi possível observar a degradação do meio ambiente pela ação humana, o que despertou uma conscientização geral sobre a necessidade de cuidar de espaços naturais.

Projeto Bandeira Azul: o que é e qual a importância?

Para valorizar espaços preservados, existem diversas formas de certificar os locais onde o meio ambiente é respeitado. Nas praias, essa certificação ocorre por meio da bandeira azul, uma iniciativa instituída há quase 30 anos por meio da Foundation for Environmental Education e, no Brasil, pelo Instituto Ambientes em Rede.

O objetivo da bandeira azul é apresentar uma forma de conscientização dos espaços já preservados, bem como espaços que necessitam de mais ações de preservação. Com a bandeira, a população pode entender a importância dos locais em que circulam e tomar atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente. O projeto também possibilita a maior realização de ações preventivas e de resolução de problemas ambientais.

Como os ambientes são certificados?

Embora tenha surgido na Europa em 1987, a bandeira azul só passou a ser aplicada no Brasil em 2004. O programa abrange todas as áreas caracterizadas como praias, sejam elas fluviais ou marítimas. Apesar dos 12 anos de instituição do projeto, apenas quatro espaços brasileiros são certificados com a bandeira azul. São eles: a Prainha (Rio de Janeiro – RJ), Praia do Tombo (Guarujá – SP), Praia de Palmas (Governador Celso Ramos – SC) e a Lagoa do Peri (Florianópolis – SC).

Para que a praia ou marina seja certificada pela bandeira azul, é necessário seguir alguns critérios. O primeiro deles se trata da educação e informação ambiental da praia, de modo que o local apresente informativos com dados ambientais e recomendações de condutas adequadas para o espaço. A segunda regra faz referência à qualidade da água, que deve ser adequada ao banho. Este critério é determinado por meio de testes que avaliam a presença de bactérias e resíduos.

O terceiro critério para receber a certificação de bandeira azul se trata da gestão ambiental, que coloca os moradores do local como cidadãos ativos na preservação do ambiente. Aspectos como o recolhimento do lixo e o saneamento da cidade constam como forma de avaliar esta gestão. O último critério diz respeito à segurança e serviços que a praia deve oferecer, como sanitários e a presença de salva-vidas.

O projeto bandeira azul trabalha diretamente com a preservação de espaços naturais, de modo a envolver toda a população local na tomada de ações conscientes em relação ao meio ambiente. Além da preservação natural, a certificação é positiva ao turismo da praia, pois atrai visitantes mais exigentes e conscientes.

Veja também