jan 31

Conheça as propriedades da resina

Proveniente de elementos da natureza ou químicos, esse material é capaz de dar origem a diversos produtos.

De cor transparente ou fosca, a resina é uma substância capaz de ser encontrada em sua forma pastosa ou sólida. Amplamente encontrada na natureza, a substância produzida por meio de células presentes nos troncos de árvores tem a função de proteger o vegetal de uma uma lesão causada por todo o entorno de seu corpo como, por exemplo, galhos quebrados e cortes. E, apesar de uma estrutura mole quando liberada, ao entrar em contato com o ar, endurece e se mantém até que o tronco se cure por completo.

Além de suas propriedades de proteção, a resina também está designada a auxiliar na fabricação de perfumes, chaveiros, aditivos alimentares, etc. Dentre seus tipos naturais mais populares estão o de bálsamo, utilizado em desodorizantes, o de lactorresina, originária do látex e a goma-resina, ideal para a composição de pomadas e outros medicamentos.

Por outro lado, quando em sua composição sintética, a variação de fórmula e funcionalidade são ainda maiores. Utilizada em grande quantidade pela indústria para dar origem a diversos produtos como, por exemplo, automóveis, óculos, vernizes, adesivos, bancos, mesas e acessórios em geral. Aliás, algumas delas são muito populares entre nós e poucas pessoas as conhecem como resina. Alguns exemplos são o acrílico, conhecido por sua transparência cristal e alta resistência a impactos; o poliéster, muito utilizado na fabricação de tubos e canos; poliuretano, ideal para encher ou selar algo em forma de espuma ou sólido; e a resina epóxi, encontrada em tintas e vernizes e na proteção de circuitos elétricos.

Reciclagem de resina

Como a resina em sua forma sintética é constituída de elementos químicos, muitas vezes não é viável devolvê-la a natureza, mas é possível reaproveitá-la para a fabricação de outros produtos. Para que seja devolvida à sua forma original, algumas empresas realizam a reciclagem do material por meio do programa de logística reversa adotada em diversas organizações como é o caso da Braskem.

Com o intuito de conscientizar e incentivar empresas a fazerem o descarte correto de produtos feitos à base de resina. Como é o caso da Braskem, que criou o Programa de Logística Reversa de Copos Descartáveis de Polipropileno (PP) que tem como objetivo promover o retorno dos copinhos para a cadeia produtiva e os transformar em um novo produto, o que fomenta ainda mais o mercado.

Em parceria com a Dinâmica Ambiental, o projeto consiste em coletar os copos das empresas e encaminhá-los para a reciclagem, onde serão transformados em resina plástica reciclada. Essa iniciativa tem se tornado tão viável, que conta com o apoio de empresas como a Jaguar Plásticos, Copobras e Altacoppo.

Para um planeta mais sustentável, busque por alternativas de reciclagem que ajudem os resíduos a se tornarem novos produtos e uma nova fonte de renda!

Veja também