Conheça as principais fontes de energias renováveis no Brasil

fontes de energia renovável

As fontes de energia renovável é aquela que vêm de recursos naturais, tais como o sol, vento, chuvas e marés.

Fundamentais para a preservação dos recursos naturais, as fontes de energia renovável são aquelas provenientes de recursos que são naturalmente reabastecidos — como o sol, vento, chuvas e marés. Trata-se de uma maneira mais sustentável de produzir energia elétrica, uma vez que essas fontes geralmente não emitem gases prejudiciais ao efeito estufa.

O Brasil é um país que se destaca no que diz respeito à utilização de fontes de energia renovável, e cerca de 45% do total da energia produzida internamente vem de fontes consideradas renováveis. O destaque fica por conta das hidrelétricas, que corresponde a 17,7% da produção total de energia do País.

Principais fontes de energia renovável no Brasil

  • Energia hidrelétrica: é produzida pela movimentação da água dos reservatórios, que mexem as turbinas e produzem energia;
  • Carvão vegetal e lenha: quando queimados, essas substâncias produzem energia termelétrica;
  • Biomassa: este tipo de energia reaproveita matérias orgânicas como lixo, bagaço de frutas e resíduos florestais na geração de energia.
Compartilhe:

Entre em Contato com a Fragmaq

Quer conhecer nossos equipamentos e serviços ou compartilhar alguma dica sobre sustentabilidade? Preencha o formulário e envie sua solicitação. Nossa equipe está à disposição para ouvi-lo.