fev 13

Conheça algumas ações de sustentabilidade nas empresas

Seja em casa, na rua ou no trabalho, os cidadãos têm cada vez mais consciência da importância das atitudes em prol do bem-estar social e ambiental. O consumidor consciente não busca apenas um produto ou serviço que ofereça custo-benefício satisfatório, mas também o conjunto de ações por trás daquilo que está comprando.

© Depositphotos.com / tiptoee As ações sustentáveis também podem mudar a maneira como os consumidores enxergam as empresas.

Esse cenário faz com que as empresas — sejam grandes, médias ou pequenas — adaptem sua missão e valores para atender aos requisitos dos consumidores atentos. É nesse contexto que está inserida a sustentabilidade empresarial, que abrange o desenvolvimento da sociedade de maneira sustentável e o respeito pelo meio ambiente. Para alcançar esses ideais, a empresa deve investir na ética e em práticas de crescimento que não agridam o meio ambiente, além de colaborar com o desenvolvimento social.

Essas ações visam tornar as empresas mais sustentáveis e podem mudar a maneira com a qual os consumidores as enxergam. Porém, é preciso destacar que não deve se tratar simplesmente de marketing e modismo, mas de atitudes diárias com resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente.

Confira a seguir algumas práticas de sustentabilidade que podem ser adotadas pelas empresas:

  • Respeito a todas as leis ambientais e trabalhistas e ao direito do consumidor;
  • Uso racional de água, com sistemas de tratamento e reaproveitamento;
  • Uso racional de eletricidade, preferencialmente proveniente de fontes limpas e renováveis;
  • Reciclagem do lixo e reutilização de materiais;
  • Preferência por embalagens de materiais recicláveis ou biodegradáveis;
  • Apoio a projetos comunitários de desenvolvimento educacional e cultural e de preservação do meio ambiente;
  • Descarte correto de esgoto e resíduos químicos, sempre utilizando filtros para poluentes;
  • Orientação ao consumidor sobre o descarte correto das embalagens, de produtos com prazo de validade expirado ou que não serão mais utilizados;
  • Fabricantes de pneus, pilhas, baterias, medicamentos e outros produtos poluentes devem utilizar sistema de logística reversa, para evitar o descarte no meio ambiente.

Veja também