jan 05

Confira dicas sobre a importância da preservação do meio ambiente

Muita gente já ouviu falar da importância da preservação do meio ambiente e dos esforços dos ambientalistas para reduzir o impacto do homem no planeta. Mas essa atitude não deve partir apenas de determinados grupos e nem depender apenas de políticas ambientais. Afinal, a Terra tem seis bilhões de habitantes e a colaboração de cada um é essencial.

flickr.com / Asian Development Bank A preservação do meio ambiente é essencial para o futuro da humanidade.

Atualmente, enfrentamos um período de escassez de recursos naturais ao mesmo tempo em que a população mundial cresce e os impactos ambientais se tornam mais intensos. Dentre os principais problemas, podemos destacar o desmatamento desordenado, a emissão de poluentes e a utilização de recursos sem a reposição dos mesmos.

A conscientização ambiental surge como um caminho para a preservação do meio ambiente, na qual a sociedade compreende as limitações do planeta e participa de ações que visam soluções efetivas. O Brasil, por exemplo, possui a maior floresta do mundo e uma biodiversidade riquíssima. Por outro lado, algumas regiões do país enfrentam crises hídricas históricas.

Além de se conscientizar, a população precisa se informar e se posicionar por medidas favoráveis ao meio ambiente. A preservação e recuperação de Áreas de Preservação Permanente, especialmente próximas a rios e nascentes, evita a diminuição da profundidade e vazão dos rios e, portanto, seu desaparecimento gradual. A formação de corredores ecológicos, para que os animais não adentrem áreas cultivares e com habitação. A manutenção da qualidade da água, uma vez que a chuva pode levar resíduos das lavouras e fezes de animais aos rios e ao solo, contaminando também o lençol freático.

O consumo consciente de água e energia elétrica e a separação de lixos recicláveis e orgânicos são pilares para a preservação, que começa dentro de casa. Consumir de marcas e empresas ecologicamente responsáveis, que possuam uma cadeia de produção sustentável, é uma maneira de demonstrar apoio a quem se preocupa com a preservação do meio ambiente, podendo influenciar outros produtores.

Veja também