ago 12

Confira a arte com tampinha de garrafa pet

Poucas pessoas sabem, mas é possível fazer arte com tampinha de garrafa pet. Este trabalho, além de servir como um excelente passatempo e deixar a decoração mais descontraída, é uma boa alternativa no que diz respeito à sustentabilidade. Isso porque o artesanato impede que muitas tampinhas sejam descartadas na natureza.

Como fazer brinquedos com tampinhas de garrafa pet

Fazer bonequinhos é uma ótima maneira de reaproveitar as tampinhas de garrafa pet e, ao mesmo tempo, ensinar a importância da sustentabilidade para as crianças. Para isso, você precisará de um pote plástico, 14 tampinhas de garrafa pet, duas tampas de amaciante, duas tampas de leite, uma tampa de desodorante, elástico (30 centímetros), fita adesiva, tesoura, agulha de crochê e furador.

Com o furador, faça um furo em cada uma das tampinhas de garrafa pet. Imagine o pote de plástico como o corpo do boneco e faça furos nas posições em que serão colocados os braços e pernas do boneco. Passe o elástico por dentro do furo de uma das tampas de amaciantes, fazendo um nó na ponta.

Em seguida, coloque três tampinhas de garrafa pet passando pelo elástico e, com ajuda da agulha de crochê, passe o elástico por dentro do pote de plástico. Faça a mesma coisa do outro lado, finalizando com um nó na outra mão do boneco. Repita o processo para montar as pernas e, por fim, utilize a tampa de desodorante para fazer a cabeça. Se tiver mais uma tampa de amaciente, você pode colocar um chapéu no boneco.

Utilize a fita adesiva para decorar o boneco com olhos e boca.

Mosaicos criativos com tampinhas plásticas

Para montar um mosaico bem colorido para sua casa, você precisa de várias tampinhas coloridas, uma base de madeira, cola, lápis e muita criatividade.

Na base de madeira, pegue o lápis e faça o desenho que quiser, como um círculo ou uma paisagem. Em seguida, cole as tampinhas seguindo a linha desenhada, formando seu mosaico de tampinhas de garrafa pet. Uma boa dica é intercalar várias cores ou seguir um padrão de acordo com o desenho que fez: se desenhou um parque, por exemplo, utilize tampinhas na cor verde para simular o gramado e da cor azul para formar o lago.

Veja outras ideias de artesanato com garrafa pet neste link.

Veja também