nov 16

Confira 5 dicas de como reduzir o lixo gerado pelas empresas no meio ambiente

peshkov / iStock / Getty Images Plus Para evitar o excesso de lixo dentro das empresas é imprescindível apostar no uso de produtos com refil, evitar comprar jornais e revistas e adotar o faça você mesmo.

A cada dia se torna mais urgente que as empresas reduzam a produção de lixo associada a seus processos produtivos. Infelizmente, a maioria das organizações ainda não sabe como lidar com o lixo gerado por elas mesmas, e muitas acabam simplesmente descartando seus resíduos de maneira errada, o que traz consequências graves para o meio ambiente.

Para ajudar os gestores que não sabem exatamente quais as melhores atitudes a tomar em relação ao lixo produzido por suas empresas, a Fragmaq separou cinco dicas valiosas de como reduzir a quantidade de resíduos gerados por uma empresa. Tratam-se de atitudes fundamentais para garantir a preservação da natureza e ainda fazer com que a empresa seja sustentável do ponto de vista ambiental.

Dicas para reduzir o lixo gerado pelas empresas

Cuidado com os descartáveis

Os itens descartáveis são tão presentes na rotina que muitas pessoas e empresas os consomem sem nem perceber. É o caso, por exemplo, do saquinho de açúcar, os guardanapos, os copos plásticos e até mesmo o saquinho do picolé. Esses itens são tão pequenos que muitas vezes são consumidos sem que as pessoas percebam.

Embora todos esses produtos tenham sido desenvolvidos para o descarte logo após o uso, esta é uma ação que atinge o meio ambiente de forma brutal: a situação dos lixões brasileiros está cada vez mais crítica, enquanto o solo e a água apresentam níveis de poluição crescentes. Portanto, o ideal é que sua empresa faça o possível para reduzir o consumo de itens descartáveis e tome o cuidado de encaminhar o lixo para a reciclagem, sempre que possível.

Use refil

Esta é uma dica que serve tanto para residências como para empresas: tenha em mente que as embalagens nem sempre são a parte mais importe de um produto, mas sim o conteúdo que ela abriga. Portanto, aposte no uso de produtos com refil, que geralmente são mais baratos do que o produto vendido com a embalagem.

Atenção às cartas e correspondências sem valor

Se você costuma receber diversas correspondências desnecessárias, tente eliminá-las. Uma excelente maneira de fazer isso é pedindo para que suas contas sejam cobradas apenas por e-mail, por exemplo, de modo a reduzir o uso de papel. Também invista na conscientização a respeito da necessidade impressão, pedindo para que os colaboradores da sua empresa usem a impressora apenas quando for realmente necessário.

Evite a compra de jornais ou revistas

Uma vez que a maioria das revistas e jornais são disponibilizados também em versão online, evite a compra desses impressos, preferindo sempre a versão que não utiliza papel.

Adote o famoso “faça você mesmo”

Sempre que possível, incentive as pessoas a reaproveitar os produtos em vez de descarta-los como lixo. Se não for possível, o ideal é separar os materiais que podem ser reciclados e encaminhá-los para a coleta seletiva.

Veja também