jul 14

Conceito e definição de sustentabilidade empresarial

A sustentabilidade empresarial pode ser compreendida como um conjunto de ações adotadas por uma empresa ou organização, com o objetivo de promover a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente de modo geral.

Para que uma empresa seja considerada verdadeiramente sustentável, tanto no âmbito social como no ambiental, ela deve adotar políticas e ações que não agridam o meio ambiente e nem prejudiquem a sociedade.

Flickr.com / Michael Fawcett A sustentabilidade empresarial é um conjunto de medidas que promovem a preservação ambiental nas organizações e seus processos produtivos.

Vale lembrar que a adoção de práticas voltadas para a sustentabilidade não significa que a empresa está investindo em uma área em que não há retorno econômico. Na verdade, a sustentabilidade empresarial favorece a imagem da marca da empresa junto a seus clientes e consumidores, ampliando os negócios.

Confira, abaixo, alguns exemplos de práticas adotadas por empresas sustentáveis:

– Implantação e utilização de sistemas de reaproveitamento e tratamento de água;

– Uso consciente da energia elétrica e de água;

– Reciclagem dos resíduos gerados em seu processo produtivo;

– Reutilização de sobras de matérias-primas;

– Desenvolvimento e aplicação de projetos que visam promover a qualidade de vida da comunidade em que a empresa está inserida;

– Fiscalização permanente dos níveis de poluentes emitidos;

– Respeito à legislação ambiental.

Veja também