out 30

Como uma fragmentadora de papel para escritório ajuda a mudar os hábitos de consumo do material?

Escritórios são fontes massivas de desperdício de papel. Por mais que exista um ou outro funcionário conscientizado a respeito do problema, na grande maioria dos locais as coisas não mudam de fato. E, acredite, é mesmo um problema.

Para começar, há uma significativa economia nas empresas que reduzem seus gastos com papel. Dependendo de como as ações com esse propósito são direcionadas, a redução pode chegar a 40%, o que significa 40% a menos das despesas sendo direcionadas ao papel, tintas e impressão. Além do mais, diminuir esse desperdício todo é uma atitude sustentável, que coloca a empresa em um bom patamar para as avaliações ecológicas, e melhora sua relação com o meio ambiente – e com o cliente. Pense no quanto o desmatamento está crescendo, e em como o único jeito de retardá-lo é afetando o consumo do papel (e por consequência, sua produção).

Ou seja, já deu para perceber que economizar papel é uma boa ideia para o escritório, certo? Agora, só resta entender como fazer isso.

Há uma série de ações que podem ser feitas com esse objetivo. Uma delas é o uso de uma fragmentadora de papel para escritório. Mas, antes de nos aprofundarmos nesse aspecto, vamos entender o conjunto da obra: o que pode ser feito harmonicamente, juntando estratégia e tecnologia?

Veja algumas ideias:

Incentive métodos de trabalho digitais

Muitas pessoas tem o costume de imprimir papéis para lembrar de dados ou anotações durante reuniões. Incentive o uso de meios digitais, como o celular ou outros dispositivos móveis. Além de economizar papel, pode ser até mais prático para a equipe.

Faça campanhas de conscientização

Mostre para os funcionários que essa solução é importante e necessária. Mais do que isso, demonstre. Um simples aviso vai parecer apenas um pedido autoritário, e provavelmente será descontinuado depois de algum tempo. Se você fizer gincanas, oferecer premiações ou estabelecer metas para a economia de papel, as pessoas vão se empenhar. Daí para frente é só esperar que a atitude se torne um hábito.

Reutilize ou recicle

O papel já foi usado? Não jogue diretamente no lixo! Pense em reutilizar, como rascunho, por exemplo. Grande parte dos papéis já é usado para esse fim, de qualquer maneira. E, na hora de realmente jogar fora, recicle. Não adianta ajudar o planeta na economia e depois não se importar mais com o descarte correto do material.

Use uma fragmentadora de papel para escritório

Agora sim, vamos falar da sua grande aliada! Como mencionamos, a reciclagem é parte importante de todo o processo, para que ele tenha sentido, ambientalmente falando. O corte proporcionado por uma fragmentadora facilita a reciclagem do papel que virá mais tarde. Além disso, o hábito de picotar os papéis faz com que as pessoas tenham mais consciência do que vão imprimir, principalmente, por terem a consciência do descarte final.

Uma ótima opção de fragmentadora é a da Fragmaq. Já bem conhecida no mercado, a Fragmaq produz equipamentos resistentes, com boas capacidades de papel e baixo nível de ruído. Confira!

Veja também