jun 10

Como funciona uma usina de reciclagem

Flickr.com / Simão Pedro Nas usinas de reciclagem, depois de coletados os materiais são separados no processo de triagem.

Uma usina de reciclagem tem seu funcionamento baseado na transformação dos materiais recicláveis coletados. Especificamente, esses materiais são:

  • papéis;
  • alumínio;
  • plástico;
  • vidro;
  • outros.

Na usina de reciclagem acontece a conversão do lixo em matéria-prima. Essa, por sua vez, será utilizada na fabricação de novos produtos, que serão vendidos e encaminhados para a sociedade, fazendo desse processo um clico.

O funcionamento de uma usina de reciclagem se inicia com a recepção dos materiais que serão reciclados. Esses materiais já foram coletados anteriormente por cooperativas de catadores ou mesmo por empresas especializadas na coleta de resíduos.

Depois de recebidos, os materiais vão para o setor de triagem, onde serão separados de acordo com o tipo de resíduo que os compõe.

Esse importante processo serve como base para a reciclagem, uma vez que muitos dos materiais coletados e recebidos pela usina não são passíveis de reciclagem, seja por sua composição ou mesmo por seu estado físico debilitado, que inviabiliza a reciclagem. A esses materiais é dada a destinação correta nos aterros.

Após a triagem, o material a ser reciclado é separado e depois prensado. Depois disso, finalmente o material é direcionado ou vendido para diferentes empresas que atuam em setores diversos e necessitam desse material para a fabricação de seus produtos.

É importante salientar que esse processo de reciclagem se torna muito mais eficiente quando o lixo a ser coletado já está devidamente separado da forma correta.

Infelizmente muitos dos produtos que podem ser reciclados acabam sendo descartados no processo de triagem por razões como excesso de sujeira, presença de resíduos orgânicos e misturados com óleo, etc.

Para que o processo de reciclagem nas usinas seja cada vez mais eficiente é necessário uma maior conscientização da população quanto a separação de seu lixo de forma correta, assim como dos materiais que podem ou não ser reciclados.

Veja também