out 23

Como funciona o triturador de borracha na reciclagem de pneus

A demanda por matérias-primas naturais por parte das diferentes sociedades para a produção de bens diversos nunca foi tão grande quanto hoje. Por um lado, este é um dado bastante assustador, uma vez que já está provado que o planeta simplesmente não é capaz de atender essa demanda. Por outro, a reciclagem se torna cada vez mais importante como uma fonte alternativa à obtenção desses materiais base.

Vale ressaltar, que a reciclagem não é vantajosa apenas do ponto de vista socioambiental, pois pode trazer retornos financeiros consideráveis àquelas empresas que a fazem em larga escala. Este é o caso da reciclagem de pneus para asfalto.

O processo de reciclagem de pneus

Para a reciclagem de pneus é necessário antes de mais nada, que tal matéria-prima passe por um processo físico para que possa receber a destinação em questão. Esse processo corresponde a trituração dos pneus, que pode ser feita de maneira simples com o triturador de pneu e borracha Fragmaq.

Trata-se de um dos trituradores mais avançados do mercado, capaz de acelerar o processo de trituragem e levar maior qualidade à reciclagem de pneus para asfalto, resultando em um produto de qualidade superior.

Esse estado de arte presente no triturador de pneu e borracha Fragmaq é devido a dois principais fatores. O primeiro consiste no estudo feito pela empresa previamente à produção do equipamento, o que permite mapear deficiências nos equipamentos existentes e adotar melhores práticas de manufatura.

O segundo motivo corresponde ao fato do equipamento ser feito sob medida para as necessidades de cada empresa. Isso significa, que antes da compra, a equipe Fragmaq realiza um planejamento estratégico para entregar uma solução capaz não só de atender, mas também de aumentar a capacidade de demanda da empresa por meio da determinação do(s) tipo(s) e quantidade(s) de pneus a serem triturados. Além da forma de alimentação e a granulometria (dimensão) dos grãos produzidos, a capacidade de empresa de captar resíduos, dentre outros aspectos.

Assim, além de levar maior eficiência à etapa de trituração, o triturador de pneu e borracha Fragmaq é capaz de melhorar o processo de reciclagem de pneus para asfalto em todas suas etapas, resultando em um produto final de alta qualidade.

Mercado em expansão

As borrachas provenientes dos pneus podem ter diversas aplicações, dentre elas as mais usuais são como polímero para fábricas de cimentos e confecção de calçados. No entanto, a aplicação de maior destaque é sem dúvida nenhuma, o chamado asfalto-borracha, composto por uma parte de piche e uma parte borracha.

Segundo pesquisas realizadas por engenheiros, o uso da manta proveniente da reciclagem de pneus para asfalto no Brasil gira em torno de 8 mil quilômetros, bastante expressivo se considerado que se trata de um material relativamente novo.

Além de ser mais ecológico que o asfalto regular, o asfalto borracha oferece outras vantagens, como menor ruído causado pelo atrito entre pneus e pavimentação, produção menor de água que sai atrás dos pneus (spray) em estradas molhadas, e maior durabilidade. Uma vez, que pode ter vida útil até 40% maior que o asfalto comum, o que significa menos gasto para a manutenção das pistas e menor incômodo aos motoristas e passageiros.

Por todos esses motivos, fica óbvio porque sua empresa deve investir na reciclagem de pneus para asfalto, e quando é este o assunto, nenhum maquinário é mais eficiente e durável que o triturador de pneu e borracha Fragmaq.

Veja também