jul 31

Como fazer uma horta orgânica

Muitos sonham em ter uma horta orgânica em casa. Saiba que, por mais que pareça utópico, isso é possível sim e excelente para a saúde da família.

Depositphotos.com / bangkokhappiness Além dos benefícios para a alimentação, hortas orgânicas também são sustentáveis.

Além da nutrição ser baseada em alimentos muito mais saudáveis e sem os temidos agrotóxicos, você colabora com o meio ambiente. Para criar uma horta orgânica, existem apenas alguns fatores impeditivos, que você tem que ficar atento antes de iniciar a sua.

O clima, por exemplo, é determinante no cultivo de algumas plantas. Por isso, estude bem o que você deseja ter em sua horta. Informe-se antes de comprar as mudas e sementes, sempre verificando se aquele tipo se adequará à sua horta. Atente-se também às diferenças de estação para estação. Quando chove, quando a temperatura cai, tudo isso influencia na época de plantio.

Cuidado com o tipo de solo: ele interage com a vegetação em todo o seu ciclo de vida. Considere a textura, a estrutura, os nutrientes e os organismos vivos existentes nele. Além disso, é importante instalar sua horta em um local de fácil acesso, isolado, onde se aproveite bem a luz do sol e com água perto do local.

Existem diversos modelos de horta orgânica, isso depende do espaço que você tem disponível para esse projeto em sua casa. Selecionamos aqui 5 passos para quem possui um pequeno espaço. Ideal para quem reside em apartamento. Confira!

I) Opte por vasos com furos, que auxiliam na drenagem.

II) 1/3 do vaso deve ser preenchido com argila expandida ou britas. Esses materiais também ajudam a drenar e evitam que a terra saia nos furinhos do vaso.

III) Depois da argila, coloque areia de construção nos vasos, ela previne as raízes de possíveis doenças. Adicione também húmus de minhoca para fertilizar o solo.

IV) Plante a muda bem no centro, de forma que a terra fique ao redor da raiz e cubra com mais um pouco de composto orgânico.

V) Coloque algumas folhas secas ou cascas de pedriscos sobre a terra. Essa cobertura mantém a umidade do solo, além de não permitir que ele se compacte.

Veja também