jan 17

Como é feito o descarte de chapas de raio-x?

As radiografias são muito úteis para os médicos diagnosticarem os pacientes. No entanto, após seu uso no consultório muitas pessoas acabam guardando-as, diversas vezes sem necessidade. Mas você sabia, que o não descarte de chapas pode se tornar nocivo para o meio ambiente?

Poucos sabem, mas os exames de raio-x não podem ser guardados por muito tempo e nem descartados em lixos comuns, pois possuem materiais tóxicos, como metanol, cromo e amônia, o que pode contaminar a água e o solo.

Como devo fazer o descarte de chapas?

É extremamente importante não jogar a chapa de raio-x direto no lixo comum. A melhor maneira para o descarte é enviando as mesmas para a reciclagem.

Existem pontos de coleta em postos de saúde e hospitais, procure o posto mais perto da sua casa, caso não tenha, verifique na prefeitura da sua cidade qual a melhor localidade para o descarte.

Algo importante a se atentar, caso armazene chapas em sua casa, tenha cuidado! Elas devem estar bem protegidas com plástico ou papel e jamais serem expostas ao excesso de calor ou umidade, pois pode ser prejudicial para a saúde.

Algumas cidades possuem instituições de caridade que aceitam as chapas e enviam para leilões, mas não são todas as cidades que tem esse recurso. Pesquise se a sua cidade oferece a possibilidade.

Como é feito o processo de reaproveitamento?

As chapas são deixadas de molho em um líquido com soda cáustica para soltar as partes escuras que são formadas por prata, sendo separada para ser enviada para fundição.

Os pontos de coleta encaminham as chapas para empresas de reaproveitamento para que sejam recuperadas. Existem postos que conseguem tirar 500g de prata de 2,5 mil chapas, o que pode ser usada como matéria-prima para a criação de joias e outras coisas.

Além disso, o plástico da chapa pode ser transformado em resina pós-consumo, que pode ser transformada em embalagem, por exemplo.

Faça o descarte correto dos seus exames e ajude o meio ambiente, essa é causa também é sua!

Veja também