maio 24

Como deve ser realizada a gestão do lixo?

© Depositphotos.com / nirutdps Além do consumo consciente, é preciso fazer a correta separação e descarte do lixo.

Você sabia que cada cidadão brasileiro produz em média 1,1 Kg de lixo por dia? Diariamente, em todo o país, 188,8 toneladas de resíduos são coletadas, sendo que, desse montante, a maioria vai parar inadequadamente em lixões. Menos da metade dos municípios brasileiros possuem sistemas de coleta eficiente.

Apesar dessa realidade, a verdade é que o país avançou positivamente nos últimos anos, visto que o número de programas de coleta seletiva mais que dobrou em todo o Brasil.

Esse eficiente aumento da gestão correta de resíduos tem sua principal atuação na região mais rica do país, a região Sudeste, onde mais de 32,4% dos municípios possuem sistemas eficientes de coleta seletiva em todos os distritos.

Segundos especialistas, ambientalistas e gestores públicos, um dos principais problemas para a correta gestão do lixo nos espaços urbanos está na conscientização da população.

Orientar o cidadão comum quanto ao descarte correto de resíduos, assim como das consequências diretas de sua não realização é um dos principais problemas da administração pública. Além disso, promover programas que estimulem a população a manter os hábitos de reciclagem, exatamente como fazem municípios como Londrina, no Paraná, e Riviera de São Lourenço, em Bertioga-SP, está entre as principais armas de projetos de gestão de lixo de sucesso.

Para uma eficiente gestão dos resíduos sólidos, há uma série de procedimentos que objetivam a minimização da produção de resíduos, ao passo que, aos resíduos já gerados, é realizada a coleta, o armazenamento e, consequentemente, sua destinação final de maneira correta, sempre priorizando a reciclagem. Esses procedimentos tem por base a preservação do meio ambiente e também da saúde pública.

Já nas empresas, todo o processo de produção deve ser repensado considerando a correta destinação dos resíduos por ela produzidos. Fomentar parcerias com ONGs e terceiro setor e promover entre a comunidade e a empresa ações que estimulem a reciclagem também são ótimas alternativas para a melhoria da imagem da empresa. Ao mesmo tempo, a introdução de programas de reciclem interna tem se tornado uma ótima maneira de estimular os trabalhadores para que também estendam essas ações em suas casas e sua comunidade.

Por fim, há de se ressaltar que cabe a todos nós o princípio de “pensar globalmente, agir localmente”, uma vez que a adesão de cada cidadão, agindo dentro de sua realidade, proporcionará resultados positivos em todo o planeta.

Veja também