ago 31

Capim elefante: A biomassa produtiva

Essa planta de origem africana possui crescimento rápido e alta produção de biomassa vegetal, e por isso é uma ótima fonte para a criação de energia renovável. O capim elefante também é um excelente auxiliar na diminuição dos gases de efeito estufa, pois absorve altas taxas de CO2 (dióxido de carbono) liberados na atmosfera.

Flickr.com/profcarlos O capim elefante é uma ótima fonte para produção de biomassa.

Entre as vantagens do capim elefante está à necessidade de pequenas áreas de terra para o seu plantio, além disso, o seu ciclo produtivo é rápido, o que aumenta suas ofertas de mercado e também auxilia na geração em grande escala de energia renovável.

No capim elefante tudo é aproveitado desde os colmos (tipo de caule) até as suas folhas, e a sua biomassa pode ser utilizada na combustão direta (queima em fornos ou caldeiras) para a produção de energia e biocombustível. Além dessas vantagens, essa planta possui metabolismo C4 e por isso, absorve melhor a luz solar e gera maior produção de fontes energéticas durante o seu processo de fotossíntese.

O poder energético do capim elefante

Atualmente 20% da produção de bioenergia do país vêm de restos de madeira, carvão vegetal, casca de arroz e do processamento da biomassa do capim elefante, e a sua transformação em bioeletricidade é bem simples.

Após a colheita do capim elefante, a planta é colocada para secar e em seguida é inserida em uma máquina que pica suas folhas em pequenas partes, retirando toda a umidade. Depois desse processo, os pedaços do capim são depositados em caldeiras, onde são queimados e convertidos em energia elétrica.

Se o capim elefante precisar ser armazenado por mais tempo antes da combustão direta, ou precise ser transportado, ele é condensado em péletes (tubos ocos feitos do capim macerado) ou em briquetes (tubos em forma de cilindros com três centímetros de comprimento).

Atualmente, 80% da bioeletricidade produzida no país vêm da cana-de-açúcar, porém o capim elefante possui inúmeras vantagens econômicas e ambientais bastante promissoras para se desenvolver e complementar a matriz energética do país.

Veja também