ago 28

O que são pirâmides ecológicas?

iStockphoto.com / mrgao A pirâmide ecológica mostra o fluxo de energia através da cadeia alimentar.

Pirâmides ecológicas são representações gráficas que mostram a estrutura alimentar e energética de um ecossistema, em que retângulos sobrepostos correspondem aos diferentes níveis tróficos da cadeia alimentar: produtores, consumidores primários, consumidores secundários, terciários e assim por diante.

Tipos de pirâmides ecológicas

A pirâmide ecológica pode ser de três tipos: de números, de biomassa e de energia.

Pirâmide de números

As pirâmides ecológicas de números mostram a quantidade de indivíduos em cada nível trófico, juntamente com a proporção entre um nível e outro. Esta pirâmide aponta quantos indivíduos de um nível alimentar são necessários para alimentar um indivíduo do próximo nível.

Por exemplo: são necessárias cinco mil plantas para alimentar até 500 insetos, que serão fontes de alimento para 25 pássaros que, no futuro, serão presas de uma única cobra. Assim é formada a pirâmide direta, ou seja, números maiores na base que vão reduzindo até o topo. Existem também pirâmides invertidas, quando um único produtor serve de alimento para vários indivíduos. É o caso de uma árvore, por exemplo.

Pirâmide ecológica de biomassa

A pirâmide de biomassa, por sua vez, mostra a relação entre biomassa e nível trófico. Isso é representado pela quantidade total de biomassa que cada nível trófico de uma comunidade possui.

Pirâmide ecológica de energia

Por fim, a pirâmide ecológica de energia apresenta a quantidade de energia que é transmitida de um nível trófico para outro. Nesta pirâmide, os produtores sempre aparecem nos níveis mais elevados, seguidos por herbívoros e depois por carnívoros. Como resultado, as cadeias alimentares de menor porte têm um aproveitamento maior de energia.

Veja também