abr 07

Energia Renovável

Sevilha está usando resíduos de laranja para fazer biocombustível

A cidade espanhola de Sevilha está usando resíduos de laranja para fazer biocombustível, que irá operar as usinas de purificação de água da cidade

Sevilha é uma cidade que fica ao sul da Espanha e é a principal província produtora de citros da Andaluzia. Além do consumo local, parte da produção é exportada para a Grã-Bretanha, onde é transformada em geleia, porém, ainda sobram muitos frutos que ficam caídos pelas ruas da cidade, ou seja, cerca de 5,7 milhões de quilos são desperdiçados.

Para resolver essa questão a cidade criou um programa piloto que utilizará as laranjas descartadas para gerar energia limpa.

A iniciativa foi lançada pela empresa municipal de água, Emasesa, que coleta a fruta e a usa em uma instalação existente que gera eletricidade a partir de matéria orgânica. A Emasesa planeja operar uma das usinas de purificação de água da cidade a partir da bioenergia resultante. Após a coleta, o suco é extraído e a casca é transformada em fertilizante para a lavoura. O suco passa por um processo de digestão anaeróbia que gera biogás rico em metano, que por sua vez é usado como combustível para a produção de eletricidade.

Para fazer a coleta das laranjas, a Emasesa contratou cerca de 200 trabalhadores e também instalou cerca de 340 contêineres pela cidade para que a população possa depositar voluntariamente as laranjas e outros materiais orgânicos, para que sejam utilizados na geração de biogás. O objetivo é devolver o excedente da energia gerada de volta para a rede elétrica.

Testes mostraram que, se todas as laranjas da cidade fossem recicladas e a energia devolvida à rede, seria o suficiente para abastecer 73.000 residências. Benigno López, chefe do departamento de meio ambiente da Emasesa, disse que a empresa espera, no futuro, reciclar todas as laranjas da cidade.

Veja também