ago 22

Biomassa vegetal e animal

A biomassa vegetal e animal possuem características semelhantes quando o assunto é aproveitamento energético. Apesar disso, é importante entender as suas diferenças e como essas formas renováveis colaboram para o desenvolvimento da matriz energética nacional. Antes, vale lembrar que biomassa é todo resíduo orgânico que pode ser utilizado na produção de energias renováveis.

Depositphotos.com/erierika Essas fontes de energia renováveis colaboram para o desenvolvimento da matriz energética nacional.

Entre as diferenças da biomassa vegetal e animal está a emissão de gases de efeito estufa, que no caso das formas vegetais é considerada nula. Isso acontece, pois durante a queima da biomassa para a fabricação de energia, o gás carbônico liberado é absorvido outra vez no processo de fotossíntese das plantas.

Entre as principais formas vegetais de biomassa estão: os óleos vegetais (extraídos das folhas ou do caule das plantas responsáveis pela produção do biodiesel), a lenha (de origem nativa ou de reflorestamento), o carvão vegetal (obtido pela queima da madeira), a cana-de-açúcar (principal tipo de biomassa energética do país e matéria-prima do etanol). Entram na lista também os resíduos agrícolas (resultantes de atividades de colheita) e florestais (deixados na floresta como resultado da extração de madeira).

O aproveitamento da biomassa animal

A biomassa vegetal e animal podem e devem ser usadas na geração de energias sustentáveis. Os resíduos da pecuária como, por exemplo, o esterco de gado bovino, suíno, caprino e outros, são elementos importantes na produção de biogás e tem papel fundamental na geração de energia elétrica nas zonas rurais.

A fabricação de energia a partir da biomassa animal é feita através de câmaras anaeróbicas, como biodigestores, que fazem o tratamento dos dejetos animais. Essa produção acontece principalmente nas grandes criações de suínos que liberam índices elevados de gás metano.

Os rejeitos dos animais podem ser transformados em biogás e dessa forma são eliminados dois problemas básicos das áreas agrícolas: o acesso a energia e o aproveitamento do alto volume de resíduos descartados no meio ambiente. Outra forma de energia que resulta da biomassa animal é o biodiesel, que pode ser produzido a partir dos rejeitos gordurosos de abatedouros bovinos.

 

Veja também